Projeto Pedra Branca será apresentado em Audiência Pública

0
4205

Nesta quinta-feira (10) a comunidade de Água Azul do Norte terá a oportunidade de conhecer melhor, opinar e se esclarecer sobre o projeto de mineração Pedra Branca, durante a audiência pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a partir das 9 horas.

A comunidade foi informada sobre o evento a partir de ampla divulgação na cidade e distritos, com peças de outdoor, faixas, banners, veiculação em rádios e carro de som volante. Também foram realizadas sete (07) reuniões prévias com as comunidades da sede e distritos, para a apresentação do projeto e esclarecimentos, que contou com a presença de mais de 500 pessoas, que registraram presença.

O Projeto Pedra Branca, que vai produzir concentrado de cobre, pertence à empresa Vale Dourado Mineração, subsidiária da Avanco Resources. A estimativa é que sejam gerados na fase de implantação (17 meses) 5.300 empregos, sendo 1.300 diretos e 4.000 indiretos. Já para a fase de operação a estimativa é de 450 empregos diretos e 1.300 indiretos.

É compromisso da Avanco, através da sua subsidiária Vale Dourado Mineração, priorizar as oportunidades de emprego para as pessoas de Água Azul do Norte e região. “Hoje 76% do nosso efetivo em Curionópolis são de profissionais locais”, informa Pollyane Lima, supervisora de RH da empresa.

O projeto aguarda a análise e deliberação da Licença Prévia (LP) pela SEMAS para solicitação posterior da Licença de Instalação (LI), quando a Vale Dourado iniciará o processo de implantação, no município de Água Azul do Norte – PA.  A estimativa é que Pedra Branca opere pelo menos, 20 anos.

O projeto

Esse é o primeiro projeto de mineração subterrânea no Pará. Luiz Azevedo, diretor-executivo do Grupo Avanco, lembra que o Pará é conhecido por grandes projetos minerais, como o S11D, Sossego e Salobo, mas que existem centenas de pequenos projetos, em diversos municípios, que podem ser operacionalizados, gerando também desenvolvimento econômico nas comunidades onde se encontram. “Esses pequenos e médios projetos de mineração são uma saída para a interiorização do desenvolvimento e a dinamização da economia local e regional”, comenta.

Os trabalhos de pesquisa no Projeto Pedra Branca identificaram uma jazida promissora de cobre. O depósito mineral tem aproximadamente 800 metros de comprimento, com largura variando de 10 metros a 50 metros. A profundidade também é variável, indo de 125 metros a 800 metros.

O projeto está dividido em dois domínios: Pedra Branca Leste e Pedra Branca Oeste. Todo o minério será retirado pelo método de lavra subterrânea e somente a Zona Leste deve produzir 24 mil toneladas de cobre metálico.

Água Azul do Norte

O município de Água Azul do Norte, localizado no sudeste do Pará, tem 27 anos de emancipação e uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. A base da economia é a agropecuária e a agricultura familiar. Pedra Branca será o primeiro projeto de mineração a ser implantado no município.

Data: quinta-feira (10/05/18)

Horário: 9h; Local: Sede da Assembleia de Deus.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.