Projeto Pedra Branca será apresentado em Audiência Pública

0
4055

Nesta quinta-feira (10) a comunidade de Água Azul do Norte terá a oportunidade de conhecer melhor, opinar e se esclarecer sobre o projeto de mineração Pedra Branca, durante a audiência pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a partir das 9 horas.

A comunidade foi informada sobre o evento a partir de ampla divulgação na cidade e distritos, com peças de outdoor, faixas, banners, veiculação em rádios e carro de som volante. Também foram realizadas sete (07) reuniões prévias com as comunidades da sede e distritos, para a apresentação do projeto e esclarecimentos, que contou com a presença de mais de 500 pessoas, que registraram presença.

O Projeto Pedra Branca, que vai produzir concentrado de cobre, pertence à empresa Vale Dourado Mineração, subsidiária da Avanco Resources. A estimativa é que sejam gerados na fase de implantação (17 meses) 5.300 empregos, sendo 1.300 diretos e 4.000 indiretos. Já para a fase de operação a estimativa é de 450 empregos diretos e 1.300 indiretos.

É compromisso da Avanco, através da sua subsidiária Vale Dourado Mineração, priorizar as oportunidades de emprego para as pessoas de Água Azul do Norte e região. “Hoje 76% do nosso efetivo em Curionópolis são de profissionais locais”, informa Pollyane Lima, supervisora de RH da empresa.

O projeto aguarda a análise e deliberação da Licença Prévia (LP) pela SEMAS para solicitação posterior da Licença de Instalação (LI), quando a Vale Dourado iniciará o processo de implantação, no município de Água Azul do Norte – PA.  A estimativa é que Pedra Branca opere pelo menos, 20 anos.

O projeto

Esse é o primeiro projeto de mineração subterrânea no Pará. Luiz Azevedo, diretor-executivo do Grupo Avanco, lembra que o Pará é conhecido por grandes projetos minerais, como o S11D, Sossego e Salobo, mas que existem centenas de pequenos projetos, em diversos municípios, que podem ser operacionalizados, gerando também desenvolvimento econômico nas comunidades onde se encontram. “Esses pequenos e médios projetos de mineração são uma saída para a interiorização do desenvolvimento e a dinamização da economia local e regional”, comenta.

Os trabalhos de pesquisa no Projeto Pedra Branca identificaram uma jazida promissora de cobre. O depósito mineral tem aproximadamente 800 metros de comprimento, com largura variando de 10 metros a 50 metros. A profundidade também é variável, indo de 125 metros a 800 metros.

O projeto está dividido em dois domínios: Pedra Branca Leste e Pedra Branca Oeste. Todo o minério será retirado pelo método de lavra subterrânea e somente a Zona Leste deve produzir 24 mil toneladas de cobre metálico.

Água Azul do Norte

O município de Água Azul do Norte, localizado no sudeste do Pará, tem 27 anos de emancipação e uma população de aproximadamente 25 mil habitantes. A base da economia é a agropecuária e a agricultura familiar. Pedra Branca será o primeiro projeto de mineração a ser implantado no município.

Data: quinta-feira (10/05/18)

Horário: 9h; Local: Sede da Assembleia de Deus.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui