Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Valmir Mariano inaugurou mais um órgão de serviços para a população de Parauapebas. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), a Prefeitura conseguiu implantar o Instituto Médico Legal (IML) no município. A nova estrutura está localizada na Quadra 92, Lote 15, na Avenida dos Ipês, bairro Cidade Jardim.

De acordo com a administradora do IML, Leila Cursio, o órgão, que é vinculado ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, irá eliminar a necessidade de ir a Marabá para contar com os serviços de necropsia, lesão corporal e sexológico como antes. No mesmo local também funcionarão as perícias do Instituto Criminalista como exames de entorpecentes, perícia de armas, veículos e danos.

 “Com esses serviços funcionando aqui, as famílias não passarão pelo sofrimento e transtorno de se deslocar pra outro município. A população poderá contar com uma estrutura ampla e de qualidade aqui, com laboratório próprio e sala de espera para os familiares”, afirma.

Durante seu discurso, Valmir Mariano não escondeu o orgulho e satisfação em inaugurar o instituto. “Este IML é um clamor que dura desde o nascimento deste município. Se hoje estamos inaugurando o IML é por que houve uma grande determinação de toda equipe do governo. Podemos falar, sem sombra de dúvidas, que o melhor IML do estado do Pará está em Parauapebas”, garante.

A nova sede conta com 16 salas e nove banheiros, oferecendo mais conforto para os periciados e servidores. O prédio também dispõe de sala própria para realizar exames sexológicos e laboratório para armazenamento de material recolhidos. No mesmo evento foi entregue um veículo para transporte e remoção de corpos.

A nova instalação é resultado de uma parceria entre estado e município e trabalha em parceria com a Polícia Civil. O IML é um órgão ligado ao Governo do Estado, por meio do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, contudo, o instituto recebe apoio da Semsi com estrutura física, servidores, manutenção e limpeza.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here