Um lindo menino foi a primeira criança a nascer no novo hospital público de Parauapebas, em um parto cesariano. Nicolas Pietro, filho de Bielma Almeida e Vandeson Maciel Borsa, nasceu ao meio-dia em ponto desta segunda-feira (1º), pesando 4,55 quilos.

A mãe ficou emocionada e muito satisfeita com o atendimento na nova estrutura. Duas grávidas já estavam aguardando avaliação médica e uma já estava com o parto cesariano agendado para o período da tarde hoje. Toda a maternidade foi transferida para o novo hospital, assim como a UCI Neo-natal.

São 50 leitos da maternidade no HGP, a estrutura do antigo hospital contava com apenas 27, a capacidade de atendimento nessa área praticamente dobrou. Também será possível a grávida contar com a presença de um acompanhante durante todo o processo até o nascimento do bebê, uma novidade possibilitada também por conta da estrutura disponibilizada no HGP.

Além da ala materno infantil, foram iniciadas também as cirurgias eletivas, que contará com 50 leitos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) seis cirurgias foram programadas para ocorrer neste primeiro dia de operação do HGP.

O cronograma de funcionamento dos demais serviços de saúde que serão ofertados no HGP está mantido. Dia 10 de agosto iniciará o funcionamento das Unidades de Tratamentos Intensivo (UTI) neonatal, infantil e adulto. Final de agosto iniciará o banco de leite e o pronto socorro de trauma. Dia 10 de setembro inicia a hemodiálise e o cronograma encerra com o funcionamento da agência transfusional, programado para dia 02 de outubro.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here