Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Destaques Dia de Finados levará milhares de visitantes aos cemitérios de Parauapebas

Dia de Finados levará milhares de visitantes aos cemitérios de Parauapebas

Dezenas de milhares de pessoas deverão comparecer hoje, (2), aos dois cemitérios da capital do minerio , , para prestar homenagem aos parentes, amigos  e personagens públicas nesta segunda-feira  de Finados.

Somente no Cemitério do bairro Rio Verde, são esperados hoje cerca 30 mil pessoas. Segundo a administração do cemitério.

Quem já foi visitar e homenagear os entes e amigos, pode perceber a reforma feita pela Prefeitura de Parauapebas, atraves da Secretaria Municipal de Urbanismo – SEMURB nos cemitérios de Parauapebas.

No dia de hoje também é comum ver a presença de vendedores em frente aos cemitérios comercializando flores, isqueiros, velas, tumbas e até mesmo pacote de reformas de túmulos.

Para Maria Francisca ” Com a falta de emprego em Parauapebas, aproveitamos o dia de hoje para trabalhar, muitas pessoas esquecem de comprar velas, flores e isqueiros, e aproveitamos isso para complementar a renda da familia” finaliza.




Saiba a origem do Dia de Finados e como data é lembrada no mundo

Dia de Finados, 2 de novembro, é conhecido no Brasil como a data marcada por idas ao cemitério. Em outros lugares do mundo, a efeméride tem o mesmo significado mas é lembrada de formas diferentes. No México, por exemplo, as pessoas têm o costume de fazer grandes festas e usar fantasias coloridas de caveiras para homenagear os mortos.

A origem deste feriado remete ao ano 998. Antes, já existia o costume de se enterrar e se rezar pelos mortos, mas a data de 2 de novembro foi oficialmente instituída por um monge beneditino, Odilo de Cluny, que viveu do ano 962 ao ano 1049.

Na data, o monge ordenou aos clérigos de sua abadia e a todos aqueles que seguissem a Ordem Beneditina que deveriam rezar pelas almas dos mortos. O costume se popularizou a partir do século XII, quando deixou de ser algo somente da igreja.

 

Texto: Josélio Martins




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Canil da Guarda Municipal de Parauapebas fará apresentação na Escola Benedito Monteiro

A Prefeitura de Parauapebas investe em segurança cidadã e as ações da Guarda Municipal (GMP) visam maior aproximação com a comunidade. São rondas escolares,...

TV Record: Parauapebas ganha mais uma emissora com qualidade digital

Está no ar oficialmente em Parauapebas, desde o meio dia de hoje, terça-feira, 23, a TV Record Belém. A emissora é retransmitida pela sua afiliada...

Governo decreta isenção de ICMS para instituições religiosas estabelecidas no Pará

Instituições religiosas estabelecidas no Estado do Pará, que queiram isenção do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) devem protocolar o pedido junto...

Helder anuncia concurso com 7 mil vagas para a Polícia Militar

O Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (22) que o Estado deverá realizar um concurso público para a Polícia Militar, com previsão...

Bruno e Marrone, Damares e Eliana Ribeiro são as atrações para o ‘niver’ de Parauapebas

Parauapebas completa 31 anos de emancipação no dia 10 de maio e a Prefeitura de Parauapebas está se programando para realizar um dos maiores...

Comentários