Trending News

Blog

Vereador Braz sugere emissão gratuita de CPF através do SAC de Parauapebas
Notícias

Vereador Braz sugere emissão gratuita de CPF através do SAC de Parauapebas 

Para assegurar cidadania aos moradores de Parauapebas, o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (sem partido) pediu ao Poder Executivo que viabilize a gratuidade da emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) aos hipossuficientes residentes no município.

O parlamentar explicou que o exercício da cidadania nos país, desde 1968, está condicionado à inscrição do contribuinte no CPF, do Ministério da Fazenda.

O vereador Braz ainda destacou que a Constituição Federal prevê a gratuidade de emissão de documentos, como a certidão de nascimento e de óbito, o que permite compreender a possibilidade de igual benefício ao CPF.

A proposição que visa garantir o benefício foi apresentada ao plenário na sessão ordinária desta terça-feira (11). Na ocasião, Braz debateu a Indicação nº 176/2019 e ressaltou que o pedido é para proporcionar aos reconhecidamente pobres o benefício da gratuidade na inscrição e emissão de primeira e segunda via do CPF, bem como para a alteração de dados cadastrais.

“O valor cobrado pelos órgãos competentes para a emissão do CPF parece ser insignificante, mas, para a grande maioria da população, faz muita diferença”, concluiu o vereador Ivanaldo Braz.

Para ampliar e facilitar o acesso à emissão do CPF no município, os vereadores aprovaram a Indicação nº 176/2019, que será enviada para análise da administração pública municipal. (Ascom-Leg)

Comentários

Related posts