UPA de Parauapebas é habilitada e receberá R$ 2,7 milhões do Ministério da Saúde

0
1349

Inaugurada em janeiro de 2016, a Unidade de Pronto Atendimento -UPA de Parauapebas construída 100% com recursos municipais ainda não estava habilitada junto ao Ministério da Saúde (MS), pois para credenciar  e habilitar a UPA ou qualquer outro serviço de saúde no município para receber recursos federais é preciso primeiramente que o estabelecimento de saúde entre em operação.

Após mais de um ano de luta em busca da habilitação, foram publicados no Diário Oficial da União (D.O.U) as portarias que qualifica a unidade, habilita e também a portaria que libera os recursos de pagamento da prestação de serviço enquanto a qualificação é um acréscimo ao valor já recebido.

Com a habilitação a UPA de Parauapebas receberá o valor de R$ 2,7 milhões, destinados ao auxilio de custeio do estabelecimento de saúde.

Unidade de Pronto Atendimento -UPA

Os atendimentos realizados na UPA diferenciam-se dos ofertados nas unidades básicas de saúde, nela não se disponibiliza, por exemplo, vacinação, nem agenda de consultas médicas ou de exames especializados, somente atendimentos de urgência e emergência. Na UPA o paciente não fica internado, ele pode ficar em observação por até 12 horas, caso seja necessário, é encaminhado para o hospital municipal.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui