Parque Zoobotânico de Carajás recebe novos moradores

0
455

Esta semana, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) apresentou seus novos moradores aos visitantes. Entre as novidades está o uiraçu-falso (Morphnus guianensis), que tem grande semelhança com o gaviãoreal. Esta é a primeira vez que o espaço apresenta exemplares desta ave rara e ameaçada de extinção.

 Um grupo de macacos-aranha-cara-vermelha e uma fêmea de macaco-cuxiú também chegaram ao parque e podem ser visitados nos recintos de primatas. O PZV recebeu ainda exemplares de aves (papagaio-de-várzea; arara-canindé; arara-vermelha; arara-piranga; anacã; maracanã-pequena; ararajuba; maracanã-verdadeira e coruja-murucututu) que estão aguardando um novo espaço de exposição. A estrutura está em fase de construção.

Oriundos de um mantenedouro de fauna silvestre localizado no município de Capitão Poço-PA, estes animais foram removidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), por meio da Gerência de Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros, em cumprimento a ordem judicial. A SEMAS buscou apoio junto ao Parque Zoobotânico Vale, além de outros parques e criatórios legalizados em todo o país, procurando espaços que pudessem receber os animais.

De acordo com o biólogo Tarcísio Rodrigues, os animais que fazem parte do plantel do Parque Zoobotânico podem vir de três situações distintas: entrega pelos órgãos ambientais, nascimento no próprio zoológico e permutas com outras instituições que trabalham com manejo de fauna. “É importante ressaltar que nenhum animal é capturado na natureza e colocado em cativeiro para exposição”, esclarece.

O PZV está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O parque ocupa uma área de 30 hectares na Floresta Amazônica, com cerca de 70% de sua área de floresta nativa.

O espaço funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h, e conta com um plantel constituído de aproximadamente 300 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.