Operações do Detran ganham o reforço de novas motocicletas e quadriciclos

483

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) entregou, na manhã desta terça-feira, 1, 25 motocicletas, modelo Honda CBX 300 e 750, e 4 quadriciclos, para reforçar as ações da Diretoria Técnica e Operacional (DTO) da instituição. Os veículos vão garantir suporte operacional às ações desenvolvidas pelos agentes de fiscalização, especialmente nas operações “Lei Seca” e “Duas Rodas”, que vem sendo intensificadas na Região Metropolitana de Belém, desde o início do ano.

“Os veículos darão suporte às atividades administrativas e operacionais desenvolvidas pelos agentes de fiscalização da instituição nas diversas regiões paraenses”, frisou o diretor geral do Detran, Nilton Atayde. Ele também destacou que esta entrega faz parte das diversas etapas que envolvem a renovação da frota de viaturas das unidades do Detran em todo o Estado.

A cerimônia ocorreu na sede do Detran, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, com a presença do diretor geral da instituição, Nilton Atayde, do diretor Técnico-Operacional, Valter Aragão, do coordenador de Operações, Walmero Costa, e de quase 150 agentes de fiscalização de trânsito.

Balanço Verão – Na abertura do encontro, o coordenador de Operações do Detran, Walmero Costa, fez uma apresentação, no auditório da sede do órgão, sobre o balanço das ações realizadas ao longo da “Operação Verão 2015″, nas diversas regiões do Estado onde as equipes do órgão atuaram. Este ano, o Detran esteve presente em 21 localidades paraenses, com um reforço de 148 agentes envolvidos nas ações educativas e de fiscalização de trânsito.

Ao todo, 3.375 infrações foram registradas pelo Detran, com destaque para as seguintes: 35 acidentes de trânsito; remoção de 631 veículos, por falta de documentação; e 385 pessoas foram autuadas, por estar dirigindo sob efeito de álcool, destas, 96 foram encaminhadas para delegacias da Polícia Civil.

No comparativo entre os meses de julho de 2014 e 2015, os números são os seguintes: 2.828 autos de infração foram realizados em 2014; em 2015 foram feitos 3.375, o que corresponde a um aumento de 19%. Registros referentes à “Lei Seca”: 33 infrações registradas em 2014; em 2015 este número subiu para 338. As prisões relacionadas ao consumo de álcool na direção de veículos tiveram um aumento de 167%: 36 pessoas foram detidas em 2014, enquanto que, em 2015, foram 96 prisões, com procedimentos instaurados na Polícia Civil.

Durante a cerimônia, todos os agentes de trânsito que coordenaram equipes na “Operação Verão” foram homenageados pela direção geral do Detran, com a entrega de certificados, em reconhecimento aos bons serviços prestados à instituição e à sociedade paraense.

Equipamentos – Walmero Costa também falou sobre a movimentação dos processos administrativos voltados à área de fiscalização, que estão em andamento e que vão garantir importantes avanços no setor e melhorias nas condições de trabalho dos servidores. São processos destinados à aquisição de equipamentos, como rádios de comunicação, capas de chuva, novos uniformes, cones, talonários eletrônicos, Equipamentos de Proteção Indidivual (EPI) para motocicletas, radares com tecnologia de ponta, entre outros.

Também estão em trâmite as providências para a realização do Curso de Formação de Motociclistas e Batedores e o processo referente à aquisição de material específico de sinalização (barreiras plásticas verticais e horizontais, balizadores, lombadas portáteis, sinalizadores luminosos, bastões sinalizadores, placas portáteis, faróis de busca, fitas zebradas, cones e lanternas táticas).

O coordenador de Operações detalhou ainda, a distribuição do efetivo e o cronograma de trabalho para todo o segundo semestre, que envolve, entre outras ações, as operações “7 de Setembro”, “Lei Seca”, “Duas Rodas”, “PAs”, “Finados”, “Círio 2015”, “Sairé” e “Fim de Ano”.

Comentários