Semana da Cultura: Parauabreak reúne b-boys de todo o país e premia melhores do hip hop

0
349

Confira a cobertura fotográfica clicando aqui Semana da Cultura em Parauapebas é encerrada com Parauabreak

Treino todos os dias, alta performance, disciplina, vida saudável, longe de drogas, bebida ou cigarro. Esta é a filosofia de vida de cerca de 450 b-boys que participaram da 6ª edição do Parauabreak que aconteceu no último fim de semana, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) e na Concha Acústica, dentro da programação da Semana da Cultura.

“Mais que dança ou profissão, break é um estilo de vida para quem ama a cultura hip hop”. É o que garante Gustavo Cabral, o b-boy Ratinho, de Sertãozinho-SP, que há 10 anos se dedica ao break e veio a Parauapebas como jurado da competição que reuniu b-boys da cidade e de estados como Maranhão, Ceará, Piauí e São Paulo.

Ratinho, que tem participação e títulos em campeonatos nacionais e internacionais, afirma “o estilo do Pará é diferente. O pessoal aqui faz bastante movimentos de explosão, movimentos de alto grau de dificuldade”.

“O Parauabreak é um evento forte conhecido pelo mundo. Os dançarinos aqui começaram pelos movimentos de alta dificuldade como o mortal (saltos), power move (movimento de força giro). Nível “hard core”, cada batalha, uma emoção”, reforça Luan Funk Fockers, o b-boy que veio de Bauru-SP, para integrar o corpo de jurados.

De acordo com Marcos Play, um dos organizadores do evento, o Parauabreak cresce a cada ano em função do apoio da Prefeitura. “Quem é das antigas sabe da dificuldade que tínhamos em conseguir apoio do poder público e hoje só temos a agradecer o investimento, apoio e patrocínio”.

Quem marcou presença pela quarta vez como competidor foi Fabrício dos Santos, o B-boy mascote de Belém. “Parauabreak é o maior do norte do país. Viajo o Brasil todo em competições e este é um evento que eu não posso perder”, assume o b-boy de 19 anos, que levou o campeonato de Power move, por duas vezes consecutivas em edições anteriores do Parauabreak.

Como nas edições anteriores, este ano, o evento premiou os melhores hip hoppers numa competição de alto nível. Na categoria Individual solo, B-Boy Leony, de Belém, levou o primeiro lugar. Já na categoria Power Move, o B-Boy Anderson, de Tailândia foi o vencedor. Na Categoria Principal do Evento, o premiado foi o Grupo Amazon B-Boy, de Belém, que também levou o primeiro lugar na categoria 5 versus 5 Crew.

Programação

A Semana da Cultura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aconteceu de 22 a 30 de agosto. Além do Paraubreak, a Semana trouxe oficinas da Escola de Arte e Cultura, Palinha Cultural e a segunda edição da Expedição Carajás.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui