Semana da Cultura: Parauabreak reúne b-boys de todo o país e premia melhores do hip hop

0
423

Confira a cobertura fotográfica clicando aqui Semana da Cultura em Parauapebas é encerrada com Parauabreak

Treino todos os dias, alta performance, disciplina, vida saudável, longe de drogas, bebida ou cigarro. Esta é a filosofia de vida de cerca de 450 b-boys que participaram da 6ª edição do Parauabreak que aconteceu no último fim de semana, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) e na Concha Acústica, dentro da programação da Semana da Cultura.

“Mais que dança ou profissão, break é um estilo de vida para quem ama a cultura hip hop”. É o que garante Gustavo Cabral, o b-boy Ratinho, de Sertãozinho-SP, que há 10 anos se dedica ao break e veio a Parauapebas como jurado da competição que reuniu b-boys da cidade e de estados como Maranhão, Ceará, Piauí e São Paulo.

Ratinho, que tem participação e títulos em campeonatos nacionais e internacionais, afirma “o estilo do Pará é diferente. O pessoal aqui faz bastante movimentos de explosão, movimentos de alto grau de dificuldade”.

“O Parauabreak é um evento forte conhecido pelo mundo. Os dançarinos aqui começaram pelos movimentos de alta dificuldade como o mortal (saltos), power move (movimento de força giro). Nível “hard core”, cada batalha, uma emoção”, reforça Luan Funk Fockers, o b-boy que veio de Bauru-SP, para integrar o corpo de jurados.

De acordo com Marcos Play, um dos organizadores do evento, o Parauabreak cresce a cada ano em função do apoio da Prefeitura. “Quem é das antigas sabe da dificuldade que tínhamos em conseguir apoio do poder público e hoje só temos a agradecer o investimento, apoio e patrocínio”.

Quem marcou presença pela quarta vez como competidor foi Fabrício dos Santos, o B-boy mascote de Belém. “Parauabreak é o maior do norte do país. Viajo o Brasil todo em competições e este é um evento que eu não posso perder”, assume o b-boy de 19 anos, que levou o campeonato de Power move, por duas vezes consecutivas em edições anteriores do Parauabreak.

Como nas edições anteriores, este ano, o evento premiou os melhores hip hoppers numa competição de alto nível. Na categoria Individual solo, B-Boy Leony, de Belém, levou o primeiro lugar. Já na categoria Power Move, o B-Boy Anderson, de Tailândia foi o vencedor. Na Categoria Principal do Evento, o premiado foi o Grupo Amazon B-Boy, de Belém, que também levou o primeiro lugar na categoria 5 versus 5 Crew.

Programação

A Semana da Cultura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aconteceu de 22 a 30 de agosto. Além do Paraubreak, a Semana trouxe oficinas da Escola de Arte e Cultura, Palinha Cultural e a segunda edição da Expedição Carajás.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.