O campus Parauapebas do IFPA, a partir desta quinta-feira (26), inicia o Processo Seletivo para os cursos técnicos gratuitos em Eletromecânica e Meio Ambiente, cada curso oferece 40 vagas para ingresso no 2º semestre. As inscrições têm o valor de R$ 50 e serão realizadas, exclusivamente, por meio do site www.concursos.ifpa.edu.br até o dia 21 de maio.

Ao todo, o IFPA oferece 80 vagas para ingresso nos cursos técnicos, respeitando a distribuição de vagas pelo Sistema de Cotas. As aulas dos dois cursos ocorrerão no turno noturno e têm duração de 2 anos.

ACESSE O EDITAL E SAIBA TUDO SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Os cursos técnicos na forma subsequente são destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio. O processo seletivo tem duas etapas. Sendo a primeira a fase de inscrições e a segunda a realização de redação em Língua Portuguesa, a ser realizada no dia 10 de junho, de caráter eliminatório e classificatório. A sala e horário das provas serão divulgados em breve pela instituição.

Os candidatos de baixa renda e/ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento da taxa entre os dias 7 e 10 de maio, devendo entregar os documentos exigidos no item 8.4.1 do edital no setor de Protocolo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sobre os cursos

Os cursos na forma subsequente são organizados e planejados para proporcionar formação profissional técnica de nível médio ao aluno, ampliando a qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho. Ao concluir o curso, o aluno recebe diploma de técnico de nível Médio.

O profissional formado em Eletromecânica atua nas áreas industriais com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico, de transformação e extrativa em geral, em empresas de manutenção e reparos, em instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos. Atua em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica, em laboratórios de controle de qualidade, de calibração e manutenção.

Já o técnico em Meio Ambiente atua em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, em estações de tratamento de resíduos. Pode ser um profissional autônomo, com empreendimento próprio. Atuar em empresas de licenciamento ambiental, em unidades de conservação ambiental, bem como em cooperativas e associações.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here