Trending News

Blog

ID Jovem é lançado em Parauapebas e beneficiará mais de 11 mil jovens
Destaques

ID Jovem é lançado em Parauapebas e beneficiará mais de 11 mil jovens

Em um auditório completamente lotado, foi lançado em Parauapebas o Programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, que beneficia 10.921 jovens de baixa renda do município, com idade entre 15 e 29 anos. O lançamento foi nesta terça-feira, 23, com a presença de representantes governamentais das esferas municipal, estadual e federal.

O lançamento foi preparado pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) diante de um fato verificado em Parauapebas: apenas 30 jovens vinham usufruindo os benefícios da ID em meio ao universo de 11 mil que têm direito ao pagamento de meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos, e mais: direito a duas vagas gratuitas em viagens interestaduais feitas por ônibus, trem e embarcação.

“O nosso desafio é fazer com que a Identidade Jovem chegue a todas as escolas, todas as comunidades, para que os jovens possam usufruir desses direitos, que foram conquistados por eles”, frisou o titular da CMJ, Rafael Ribeiro, que viajou para Belém e para Brasília para fixar parcerias com os governos estadual e federal e garantir o lançamento do programa em Parauapebas, que contou com as presenças de Lucas Patrick Gonçalves, da Secretaria Nacional da Juventude, e de Raimundo Rodrigues, coordenador do Propaz Juventude, no Pará.

Ambos reforçaram que o “enorme desafio” é fazer com que os jovens façam valer os seus direitos. Em todo o Brasil, cerca de 16 milhões de jovens de baixa renda podem adquirir a ID, mas somente entre 15 e 16 mil adquiriram a Identidade até agora. “Nós escolhemos a cidade de Parauapebas porque já tem uma Secretaria da Juventude instituída no município. Priorizamos as cidades que se preocupam com a juventude”, revelou Lucas Gonçalves, que conclamou: “A nossa juventude tem que ser mais protagonista do seu destino. Não pode ser mais coadjuvante. A gente tem que fazer as coisas acontecerem”.

Raimundo Rodrigues informou que o programa não foi logo operacionalizado em Parauapebas porque era preciso preparar a rede de atendimento e capacitar funcionários do município para o jovem ser bem atendido. “Nós vamos ser parceiros de vocês na construção e operacionalização do ID Jovem”, afirmou o coordenador do Propaz, que destacou “toda a disposição” do Governo Darci, para materialização do programa. “Sem dúvida nenhuma ele tem preocupação gigantesca com sua juventude”.

Conforme explicou Rafael Ribeiro, para que o programa tenha êxito total em Parauapebas a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é decisiva. Isso porque para que o jovem obtenha a Identidade precisa comprovar que é de renda familiar de até dois salários mínimos e precisa ter o chamado NIS, Número de Identificação Social, emitido pela Caixa Econômica Federal.

Em caso de não ter o NIS, o jovem deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e levar os documentos de identificação, para obtenção do NIS. Presente no lançamento, a secretária adjunta de Assistência Social, Suely Guilherme assegurou que a Semas dará toda atenção para agilizar o cadastro dos jovens. “A Identidade Jovem não é para todos, mas para quem precisa, e a Semas está aqui”, frisou a adjunta.

Suely Guilherme observou que se depender dos empresários a ID Jovem continuará sem qualquer divulgação. “Quem vai divulgar isso são vocês. Peço à juventude que faça com que o ID Jovem funcione”, disse ela.

PREFEITO DARCI ASSINA DECRETO

Para que a Identidade Jovem seja respeitada em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen assinou decreto ainda ontem criando o Comitê Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do ID Jovem em Parauapebas. Darci Lermen não pode participar do evento porque precisou viajar, de última hora, para Brasília.

O comitê já está funcionando e preparado para receber denúncias dos jovens que, mesmo com a Identidade, tenha seus direitos desrespeitados. “Agora, o jovem tem onde denunciar quando for ao cinema, à empresa de ônibus e ter a meia entrada recusada”, ressaltou Rafael Ribeiro.

Do lançamento do Programa ID Jovem em Parauapebas também participaram Micheli Dangeli, do Conselho Municipal da Juventude; Alexandre Alves, da União Municipal dos Estudantes de Parauapebas (Umespa); Davi Veras, da União Geral dos Estudantes do Sudeste do Pará (Ugespa); Elton Reis, da União Nacional dos Estudantes (UNE); Henrique Santos, da Sociedade Civil Organizada; Jailson Leite, do Procon; Célia Souza, do CADÚnico; Wesley Costa, gerente do Circuito de Cinemas; Gardenha Martins, conselheira tutelar; Rodrigo Legal, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap); Kaliandra Alves, diretora do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); e James Souza, do Departamento de Relações com a Comunidade.

JOVENS PODEM PROCURAR A CMJ

A Identidade Jovem pode ser obtida por meio do site da Caixa Econômica Federal, onde o jovem precisará preencher alguns dados com o NIS em mãos. O cartão pode ser impresso ou até mesmo virtual. Para isso, o jovem só precisará baixar o aplicativo “ID Jovem” em seu próprio celular e apresentá-lo na hora de comprar a meia entrada nos eventos artístico-culturais e esportivos.

Quem enfrentar dificuldades, pode procurar a CMJ, que irá ajudar o jovem a obter a ID. A CMJ fica na rua Rio Claro, 202, no bairro Beira Rio. Telefone: 3346-7679.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com