Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Brasil IBGE prevê abrir 300 mil vagas para fazer a coleta dos dados...

IBGE prevê abrir 300 mil vagas para fazer a coleta dos dados em todo o país

Em coletiva de imprensa realizada recentemente para discutir o andamento do Censo Agropecuário 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que tem discutido junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) a realização do Censo Demográfico 2020.

Foi revelado que o instituto pretende contratar 300.000 profissionais temporários por meio de concurso para fazer a coleta dos dados em todo o país. O orçamento para a sua realização deverá ficar entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões, disse o presidente do instituto, Roberto Olinto.

GRUPO TÉCNICO
Conforme publicado pelo O Estado de S.Paulo, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, chegou a comentar que trabalhará para garantir as verbas. “Batalharemos e buscaremos recursos necessários. Sem nenhuma sombra de dúvida, o Brasil realizará o Censo Demográfico”, explicou. O objetivo do órgão é coletar as informações em 2020 e já divulgar os dados no mesmo ano. Vale ressaltar que para que isso aconteça será necessário que o concurso IBGE seja realizado em 2019.

“O grupo técnico deste ano já está discutindo (o censo demográfico). Ano que vem começa a acelerar, tomar decisões, em 2019 tem de fechar tudo. Em 2020 vai para a coleta”, enfatizou o presidente do instituto.




Censo Demográfico
O cargo de destaque dos censos sempre é de recenseador, que na seleção anterior contemplou 191.972 vagas e exigiu apenas nível fundamental completo. Os ganhos oferecidos para a função variam de acordo com o número de informações coletadas.

As demais funções necessárias para as pesquisas são as seguintes: agente regional, agente administrativo, agente municipal, agente de informática e agente supervisor. O Censo compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados e supervisão, os recenseadores visitam milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.

último concurso

Foi em 2010 que ocorreu o último censo realizado pelo instituto e na ocasião foram abertas mais de 200 mil vagas distribuídas entre os cargos de recenseador, agente regional, agente administrativo, agente municipal, agente de informática e agente supervisor. Houve provas objetivas com questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e, dependendo do caso, treinamento, de caráter eliminatório.

(Diário dos Concursos)




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

IFPA abre contratação para professor substituto, em Parauapebas

Foi divulgado, nesta sexta-feira (24), o edital para o processo seletivo simplificado para a contratação de quatro professores substitutos para atuar no campus Parauapebas...

Campanha de vacinação contra Gripe Influenza será reforçada neste fim de semana em Parauapebas

Sempre contribuindo com a saúde e o bem-estar da população, a Prefeitura de Parauapebas reforça a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, destinada...

Lojas Americanas “exibe” pornô em televisão exposta em vitrine

Um caso muito peculiar chamou atenção nesta quinta-feira (23) quando uma unidade da Lojas Americanas exibiu cenas pornográficas em uma de suas televisões na...

Prefeitura de Curionópolis anuncia novo canal de comunicação

A Prefeitura Municipal de Curionópolis anunciou oficialmente nesta quinta-feira (23), um canal de comunicação aberto para incentivar a participação da comunidade. Por meio desse...

Prefeitura de Parauapebas abre inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves

A Prefeitura de Parauapebas informa que estarão abertas, entre os dias 27 e 31 de maio, às matrículas e inscrições para a Escola Municipal...

Comentários