Parauapebas celebra 28 anos de emancipação e desenvolvimento

0
286

O município de Parauapebas, no sudeste paraense, completa 28 anos de emancipação nesta terça-feira, 10, e já é considerado um dos que mais cresce no país e que mais contribuem com a balança comercial brasileira. Localizada no centro da maior reserva mineral do mundo, a Serra dos Carajás, Parauapebas ocupa, desde 2012, o segundo lugar no ranking de cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Pará, ficando atrás somente da capital, Belém. Por conta disso, segue atraindo investimentos governamentais e privados nos mais diversos setores, além de um fluxo incessante de trabalhadores em busca das ofertas de emprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população estimada em 189.921 habitantes distribuídos em sete mil quilômetros quadrados.

Nascida e criada no município, a ex-miss Parauapebas Jamila Azevedo, de 27 anos, não esconde a admiração por sua cidade-natal. “Se tivesse um sobrenome, o de Parauapebas deveria ser progresso. Para mim é uma das melhores cidades para se viver e só tem a crescer. É acolhedora, tem gente do Brasil inteiro e foi uma honra representá-la em um concurso de beleza, pois é isso que o interior precisa: aparecer e ser bem representado”, diz ela, que representou o município no Concurso Miss Pará em 2013 e hoje contribui para o desenvolvimento do qual tanto se orgulha atuando com projetos sociais.

Saúde

Ainda neste semestre, Parauapebas passará a contar com um Hospital Regional que será gerenciado por meio de um consórcio intermunicipal envolvendo, além da própria sede, as cidades de Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Curionópolis, em parceria com o Governo do Estado.

Em visita ao novo hospital, o secretário de Estado de Saúde, Vítor Mateus, destacou a importância esse empreendimento. “É uma obra grandiosa, com estrutura invejável. Nosso objetivo é fortalecer a parceria estado-municípios para que possamos oferecer um serviço de qualidade e excelência à população de toda essa região”. O novo hospital será dotado de 152 leitos, unidade para tratamento de hemodiálise, UTI adulta, pediátrica e neonatal, salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP), Centro Cirúrgico e atendimento de urgência e emergência, distribuídos em cinco andares, incluindo o subsolo.

Transporte

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Transporte (Setran) e a Prefeitura de Parauapebas, foi inaugurada em 10 de março deste ano a duplicação da Rodovia PA-160, que abrange uma extensão de 10 quilômetros dentro da zona urbana do município, sendo 7,1 km ligando a Estrada Faruk Salmen até a PA-275 (viaduto) e outros 2,9km até o Loteamento Amazonas, sentido Canaã dos Carajás.

Segurança

Em agosto de 2015, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou a nova Seccional Urbana da cidade. As instalações, localizadas na Rodovia Faruk Salmen, bairro Canadá, passaram por uma reforma total orçada em R$ 554.507,38, e também receberam novos mobiliários e equipamentos, avaliados em R$ 50 mil.

A nova Seccional conta com 20 salas, vestiários, banheiros públicos, alojamentos e espaço de custódia para presos. No local também funciona, em espaços anexos, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), e a Superintendência Regional de Carajás, que abrange os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás.

Aniversário

Além de Parauapebas, também comemoram aniversário nesta terça-feira, 10, os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Cachoeira do Arari, Concórdia do Pará, Curionópolis, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São João do Araguaia, Tailândia e Tucumã.

 

Fonte: Agência Pará/Thays Del Rosario

Foto: Internet / Felipe Borges

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui