Unidade Básica de Saúde é inaugurada no Bairro dos Minérios

0
314

Integrando a programação do aniversário de 28 anos de Parauapebas foi realizado nesta segunda-feira (9), às 16 horas, a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Minérios. A entrega da obra, que beneficiará aproximadamente seis mil pessoas, coroa um conjunto de melhorias realizadas pela gestão municipal na localidade que recebeu, em três anos, uma escola de ensino fundamental, um Cras, a revitalização das vias e praça, implantação de academia ao ar livre, mini-biblioteca e um Centro de Desenvolvimento Cultural.

Dentre as atividades do evento, houve a apresentação da Escola Municipal de Música Waldemar Henrique; e tambem dos dançarinos da escola de dança Arte e Vida, que participarão da abertura das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro; homenagem à Parauapebas, com o projeto abraçando o futuro, da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e o corte do bolo de 28 metros.

Estrutura da Unidade de Saúde

Com 989,64 m2 metros de área construída, a Unidade Básica de Saúde dos Minérios foi edificada com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, como contrapartida do município ao projeto habitacional desenvolvido na localidade por meio do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. Todos esses projetos habitacionais devem ser entregues com equipamentos públicos, porém, só nesta gestão, a Prefeitura conseguiu estruturar o bairro conforme preconizado pelas políticas habitacionais.

A unidade de saúde está dentro da classificação do Ministério da Saúde como porte IV, conta 53 compartimentos, sendo 4 consultórios odontológicos, 4 médicos, sala de administração de medicamentos, sala  de vacina, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de injetáveis, sala de procedimentos especiais, mini-auditório, entre outros espaços. Todo o acompanhamento da obra foi realizado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

O atendimento na unidade começa nesta quarta-feira (11) com uma equipe de estratégia de saúde da família composta por 01 médico, 01 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem, 01 dentista, 01 técnico de saúde bucal, 8 agentes comunitários de saúde, 4 auxiliares administrativos, 3 auxiliares de serviços gerais e 3 vigias.

A medida com que os novos servidores concursados forem sendo empossados, a unidade de saúde passará a contar com três equipes de saúde da família, ou seja, irá triplicar o quadro atual de funcionários. A previsão, de acordo com o setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é que isso ocorra até o final do semestre.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui