Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Curso de formação da guarda municipal terá início no dia 4 de...

Curso de formação da guarda municipal terá início no dia 4 de maio

Durante a manhã desta sexta-feira, 24, uma reunião com a Comissão de Concursos, Secretaria Municipal de Administração (Semad), Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), representante do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP) e Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) definiu que a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal será realizada no dia 4 de maio, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), às 8 horas da manhã.

De acordo com a coordenadora do CTRH, Elveni Dalferth, o processo de recebimento da documentação e dos exames está adiantado e em fase de conclusão. “Os candidatos estão bem aplicados e bem dedicados nesta fase do processo”, disse.

Segundo a secretária municipal de administração, Leudicy Leão, o prefeito tem uma preocupação e um cuidado muito grande com toda a qualificação destes agentes de segurança púbica.

O secretário interino da Semsi, Eliésio Miranda Ferreira, ressaltou que a implantação da guarda no município é uma expectativa de toda a população. “Trabalhar com a questão de segurança pública faz parte dos anseios do governo e da comunidade. Estamos certos de que todos nós temos muito a ganhar”, observou.

Aula inaugural

No primeiro dia de aula, assim como no decorrer do curso, os alunos deverão se apresentar com camiseta de malha branca com mangas, calça jeans, cinto preto, meias brancas, tênis branco ou preto.

Curso de Formação da Guarda Municipal




O curso de formação terá a duração de cerca de três meses. Ao todo, 148 candidatos participarão de mais esta fase do concurso e estarão divididos em quatro turmas. As aulas ocorrerão no Ceup e terão cerca de 464 horas aula.

O projeto pedagógico prevê aulas teóricas e práticas com mais de 20 matérias relacionadas à formação, conforme padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Serão cinco módulos, sendo que os quatro primeiros compreenderão todos os candidatos. Após o termino do 4º módulo, nós partiremos para o 5º módulo, que é a formação dos inspetores, serão posteriormente escolhidos conforme critérios a serem definidos”, explicou a major e supervisora do IESP, Ana Raquel Cordeiro Lopes.

Ainda segundo a major, após o término de cada módulo os alunos serão avaliados, por meio de uma prova com questões do conteúdo que foi ministrado naquele período. “Todos os módulos são eliminatórios, podem ser considerados como fases do concurso. Só passa para o módulo seguinte se tiver um bom aproveitamento no módulo anterior”, esclareceu Ana Raquel.

Para o secretário interino da Semsi, os candidatos terão todo o apoio para que possam se sair da melhor forma possível durante o processo.  “Todos terão um amparo técnico dos instrutores, da coordenação e da prefeitura. Nós estamos unidos para ajudar da melhor maneira e garantir a qualificação da melhor forma possível”, disse Eliésio.

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Parauapebas e Governo do Estado possibilitou a formação da guarda conforme os parâmetros e diretrizes nacionais. O curso de qualificação será ministrado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) que está diretamente ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup).

Fotos e Texto: Ascom PMP




Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Polícia Federal indicia Lula e filho por lavagem de dinheiro e tráfico de influência

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho dele, Luís Cláudio, por suposto crimes de lavagem de...

Prefeito de Tracuateua é afastado do cargo

Prefeito de Tracuateua, Tamariz Cavalcante, é afastado do cargo e seu vice Zezinho Costa assume o Executivo. Juntamente com o prefeito também foram afastadas...

Por ‘ciúmes’ do marido, mãe mata a filha recém-nascida degolada

Uma mulher de 21 anos, da cidade de Rivne, na Ucrânia, está sendo acusada de degolar a própria filha recém-nascida após ter uma crise...

Câmara de vereadores de Parauapebas cria CPI para investigar a CELPA

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada na Câmara Municipal de Parauapebas com a finalidade de investigar os preços na cobrança dos tributos praticados nas contas de...

Vale reúne com comunidades de Parauapebas para esclarecer sobre barragens

A Vale está dando sequência as reuniões e visitas nas comunidades próximas às suas operações no Pará para falar sobre estabilidade de suas barragens...

Comentários