Inaugurada na tarde desta quarta-feira (27), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cidade Jardim, está de portas abertas realizando atendimentos de saúde em urgência e emergência. Desde o horário da inauguração até o início da manhã desta quinta-feira (28), já foram atendidos 22 pacientes no local.

A dona de casa Dariane Sousa Mota levou o seu filho de 10 anos para uma consulta na UPA, logo após a inauguração. “Meu filho estava passando mal. Tenho plano de saúde, mas preferi trazer ele aqui na UPA porque sei que o atendimento é rápido, que ele já poderá fazer exames e até sair medicado, além de ficar mais perto da minha casa”, disse.

“Enquanto em muitos municípios tem UPA sendo fechada por conta da crise econômica, o nosso governo se esforça e entrega à população essa unidade de pronto atendimento com a máxima qualidade, feita com muito empenho e dedicação para oferecer uma saúde pública melhor a cada dia em nossa cidade”, destacou o prefeito Valmir Mariano.

De acordo com Geraldo Barroso, representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a estrutura da UPA é destaque. “Pelo menos 40 municípios do Pará já contam com UPA, mas, nenhuma delas tem estrutura física e de equipamentos como essa de Parauapebas. A população está de parabéns por ter uma equipe de gestão do município tão eficiente e preocupada em salvar vidas, oferecendo serviço de qualidade”, frisou Geraldo Pereira.

“A inauguração da UPA é um grande avanço na saúde pública do nosso município, um divisor de águas. A qualidade da estrutura e a possibilidade de contar com equipamentos de última geração contribuem diretamente para a eficiência e a humanização do atendimento”, informou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), João Luiz Ribeiro.

“Trabalhar aqui é um sonho realizado para nós profissionais”, destacou o enfermeiro Manoel Ilson Carvalho, coordenador de urgência e emergência do município e que atuou vários anos no Pronto Socorro Municipal na época em que a estrutura era precária.

UPA de Parauapebas

Uma das maiores do país, a UPA de Parauapebas conta com uma área de mais de 1.400 m2, dispõe de 28 leitos, entre adulto e pediátrico, e tem capacidade para realizar até 500 atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia, dessa forma vai desafogar o Pronto Socorro Municipal. Pelo menos 80 profissionais trabalham em escala de turno para atender a demanda.

A estrutura conta com: ampla sala de recepção; sala de triagem; três consultórios clínicos de adulto e dois pediátricos; sala de raio-x; consultório odontológico para atendimento de urgências e emergências; sala de sutura e curativos; sala coletiva de inalação e administração de medicamentos, com poltronas individuais e confortáveis; laboratório para realização de exames de urgência e emergência; sala de coleta; enfermaria adulta e pediátrica, para pacientes que precisarem ficar em observação, assim como apartamentos individuais; sala vermelha, para atendimentos de emergência, onde o paciente será estabilizado e contará com o aparelhamento de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

UPA, Unidade Básica de Saúde, Samu e Hospital

Os atendimentos realizados na UPA diferenciam-se dos ofertados nas unidades básicas de saúde, nela não se disponibiliza, por exemplo, vacinação, nem agenda de consultas médicas ou de exames especializados, somente atendimentos de urgência e emergência. Na UPA o paciente não fica internado, ele pode ficar em observação por até 12 horas, caso seja necessário, é encaminhado para o hospital municipal.

A UPA, classificada como serviço de saúde de média complexidade, completa a rede de urgência e emergência do município, iniciada com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em 2014. A maior parte das ocorrências atendidas pela equipe do SAMU deverá ser encaminhada para a UPA.

A inauguração do novo hospital municipal completará a oferta de serviços de saúde no município, em todos os níveis de complexidade. De acordo com o prefeito Valmir Mariano, ainda neste semestre o novo hospital será inaugurado. O promotor de justiça, Hélio Rubens, presente na inauguração da UPA, reforçou o empenho do Ministério Público para que a obra civil seja entregue até o final de março.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Irisvelton Silva

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here