O município de Parauapebas, está na iminência de um surto de dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. É o que mostram os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira-a), que identifica a quantidade de larvas do mosquito encontrada em imóveis da cidade.

O índice do Lira-a em todo o município está em 8,8%, conforme revelou o último levantamento, realizado no período de 11 a 16 de janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, índice superior a 4% indica risco de surto de dengue.

Os dados apontam que o bairro Guanabara apresenta o maior percentual, na casa dos 24%, seguido dos bairros Caetanópolis, 19%, e Bela Vista com 18,75%.

CAMPANHAS

“Distribuímos vários panfletos durante a nossa campanha e todos os dias temos notícias sobre os problemas gerados pelo aedes aegypti, então a população está mais do que esclarecida sobre o assunto. É necessário mais comprometimento de cada um em cuidar da sua casa”, destaca Nubia Lima, coordenadora de vigilância de endemia e ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, o carro fumacê está passando nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito e câmeras de seguranças do sistema de videomonitoramento também deverão ser utilizadas no combate ao aedes aegypti. Os operadores ficarão responsáveis de identificar endereços de casas e terrenos em que há possíveis focos do mosquito e repassarão as informações para a Semsa.

Comentários