Profissionais de Saúde Pública do Município participaram na tarde desta quinta-feira, 05, no plenário da Câmara Municipal, da II Mostra de Experiências Exitosas da Saúde de Parauapebas, promovido pela Prefeitura de Parauapebas por meio do Departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS. O evento contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, e Sociedade Ibero Latinoamericana  em Úlceras e Feridas, enfermeira Mara Blanck, ministrando sobre: Saúde do Trabalhador, Avanços e Desafios para o Sistema Único de Saúde –SUS.


Estiveram presentes profissionais da área da saúde, imprensa, o Assessor Executivo das Relações Institucionais, Pedro Alcântara, que na ocasião estava representado o Prefeito Municipal de Parauapebas, Darci Lermen, o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, Paulo Vilarinho, representando o Secretário Gilberto Laranjeiras, a Diretora do Departamento de Educação na Saúde e HumanizaSUS, Terezinha Guimarães, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonice de Oliveira, a Diretora da Atenção Primária em Saúde, Késia de Andrade, o Biólogo, Doutor em Psicobiologia, professor de Ensino Superior, João Soares, a Dermatologista, Cynthia Bittar, a Jornalista Amparo Borges e a Enfermeira representante do segmento Usuários no Conselho Municipal de Saúde, Laudia Maria.

Nesta II Mostra, foram apresentados quinze trabalhos desenvolvidos na atenção primária em saúde de média e alta complexidade, compartilhando vivências por meio de metodologias ativas, experiências colocadas em prática no cotidiano do desenvolvimento do trabalho, levando em consideração o perfil e saberes da comunidade. Os trabalhos apresentados tiveram ampla visibilidade podendo socializar experiências de projetos de sucesso com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações em saúde, entre assistência e gestão.

Para a SEMSA, este é um excelente momento para promover um espaço de troca de experiências e reflexões sobre gestão e organização de serviços na saúde,  que o processo de produção compartilhada possibilita reconhecimento de importantes instrumentos de qualificação da gestão e da atenção de nossos munícipes, para o fortalecimento desta rede. A Secretaria reflete a preocupação do prefeito Darci Lermen juntamente com o Secretário Gilberto Laranjeiras, em criar ações como está, que possibilita o profissional de saúde aprender e compartilhar experiências bem sucedidas.

A Diretora do Departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS – SEMSA, Terezinha Guimarães, falou da sua alegria com a realização da Mostra. “Os problemas são oportunidades para se mostrar o que se sabe, e nós estamos provando isso a cada dia. É com muita alegria que celebramos este momento, pois a saúde e a alegria promovem-se em conjunto e consequentemente nós somos impactados. Vale ressaltar que, o SUS passa por grandes dificuldades e em Parauapebas não é diferente, por esta razão, nós estamos aqui lutando por um bem maior, a saúde e o bem-estar de todos!”.

A enfermeira Mara Blanck parabeniza os gestores de Parauapebas pela realização do evento. “Eu gostaria de parabenizar o Prefeito Municipal de Parauapebas, Darci Lermen, o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras e a equipe do Departamento de Educação em Saúde e HumanaSUS, pela realização deste evento de tamanha grandeza. Esta troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde, traz fortalecimento estratégico e aprimoramento do sistema Único de Saúde, assim, ganha os profissionais de saúde e consequentemente ganha os usuários.”

Ganhadores:

De acordo com a escolha dos jurados, os trabalhos ganhadores foram:

1º Lugar:

Horta comunitária na Unidade Básica de Saúde Liberdade.

Autores/Cautor: Hellen Keyla/Clicia Silva Sales.

Premiação: Viagem para Abaetetuba – Pará

2º Lugar:

Do físio ao digital: Rede social como rede de prevenção.

Autores/Cautor: Murilo Carvalho Alves.

Premiação: Um notebook.

3º Lugar:

Projeto Andança na UFS Fortaleza.

Autores/Cautor: Lívia das Graças Serra de Melo/Patrícia Aparecida Cezarino.

Premiação: Um Tv.

Comentários