A Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) marcou presença no FAP Cidadania, evento que marca o início da comemoração do aniversário de Parauapebas, neste sábado e domingo, 6 e 7 de maio. A secretaria, especializada no empoderamento feminino, trouxe uma extensa lista de serviços gratuitos, a fim de reforçar seu papel na garantia dos direitos da mulher, bem como na elevação da autoestima delas.
Na parte estética, foram oferecidos os serviços de corte de cabelo (masculino e feminino), tranças embutidas, design de sobrancelhas e revitalização facial. A Semmu também forneceu orientações à mulheres nos setores jurídico, psicólogo e da assistência social. Além da prestação de serviços, a Secretaria da Mulher também realizou cadastramento no Sismulher, um sistema criado pela pasta para ampliar a rede de acolhimento feminino em Parauapebas.
Uma exposição de fotos, intitulada “Mulheres em Ação”, exibe no estande da secretaria na FAP Cidadania servidoras da Semmu que realizaram curso profissionalizante através da secretaria e abriram empreendimentos próprios, evidenciando a continuidade do importante trabalho exercido no município. A exposição foi produzida pelo fotógrafo Felipe Borges, da Agência Insight.
CIDADÃS CONTEMPLADAS
Marcela Simoncelo, secretária da Mulher, comentou sobre a importância da Semmu na construção de uma Parauapebas que respeita e dá oportunidades para que mulheres sejam independentes.
“Nosso atendimento seguiu duas vertentes: elevação da autoestima e informações relacionadas a direitos das mulheres. Assim, mostramos para nossas mulheres que elas são bem mais do que veem no espelho; são admiráveis e capazes de trilhar sua própria caminhada”, disse a secretária. Marcela estimou que cerca de 400 atendimentos serão realizados pela Semmu nos dois dias de FAP Cidadania.
A autônoma Iane Cutrim foi até o estande da Semmu, elogiou o atendimento recebido enquanto realizava revitalização facial e exaltou o papel da secretaria no município. “Dá pra ver como é presente esse acolhimento que a Semmu traz, com o empoderamento feminino proporcionado de jeitos diferentes. É um trabalho que eu considero muito importante”, disse Iane.
Criada em 2005, a Secretaria Municipal da Mulher tem como objetivo principal planejar, coordenar e executar políticas públicas de proteção e promoção ao empoderamento feminino em Parauapebas, guiada por três grandes eixos: enfrentamento à violência contra a mulher, programas de geração de renda e programas e ações inerentes à saúde da mulher.