Ainda em fase de institucionalização, a recente regulamentada Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), terá a grande missão de implementar as políticas públicas voltadas aos jovens de Parauapebas. O desafio foi lançado pelo prefeito Darci Lermen nas mãos de Yuri Sobieski, o primeiro a ocupar o cargo de gestor da pasta sob o ‘status’ de secretaria.

Com apenas 26 anos, o parauapebense, servidor público e acadêmico de Direito, é dono de uma personalidade carismática e articuladora. Yuri assume a liderança da Sejuv, trazendo na bagagem uma ampla experiência na militância jovem desde os tempos de escola, quando foi presidente de grêmio estudantil por quatro vezes seguidas.

De lá para cá, se envolveu na luta política pelo direito da juventude ganhar voz no município, experiência que resultou em sua nomeação como Presidente Municipal da Juventude do partido MDB. Mesmo com as novas demandas de trabalho, Yuri continua como Presidente Estadual da Juventude do MDB.

Em entrevista ao Portal Notícias de Parauapebas, Yuri reconhece o trabalho realizado por seus antecessores enquanto a pasta foi Coordenação Municipal da Juventude (CMJ) e que nesta nova etapa existem desafios a serem superados. “Dois desafios, inclusive, são as metas da nossa gestão: o resgate da juventude em situação de vulnerabilidade social e a qualificação profissional e capacitação dos nossos jovens”, planeja.

“Somos a cidade que mais emprega e que atraiu nos últimos anos grandes investimentos. Vi milhares de jovens conseguirem emprego e mudar de vida. Estamos vivendo o melhor momento, planejando e buscando muitos outros motivos para sorri. O prefeito Darci está muito empenhado, dedicado e cobra isso da equipe. Estou realmente muito feliz por fazer parte deste momento e deste governo”, comemora.

Para Yuri, aumentar a efetivação das políticas públicas voltadas à juventude é o principal objetivo. “Somos hoje uma cidade jovem que cresce cada dia mais e esse objetivo é pensando no futuro do município e das novas gerações. Cuidando dos jovens hoje, garantimos uma cidade com novas perspectivas, amanhã”, argumenta.

Comentários