Desde as primeiras horas da tarde desta terça-feira (7) na circula nas redes sociais a informação de que um medico da rede municipal de saúde contraiu o covid-19 e está internado em estado grave no Hospital Santa Terezinha em Parauapebas.

O Portal Noticias de Parauapebas entrou em contato com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que nos disse, ” Ele realmente está internado no Sta. Terezinha. Não se sabe se é COVID-19, pois para fazer o teste rápido o MS exige os 10 dias de sintomas, antes disso o resultado é inconclusivo. E ele está a baixo do prazo.
Por isso, foi realizado um exame mais eficaz o PCR e encaminhado para Belém, estamos aguardando chegar”, concluiu.

No instagram o Prefeito Darci Lermen respondeu uma internauta e afirmou que o medico está sim internado, mas que o teste rápido deu negativo, mas um novo teste foi enviado para Belém, o chefe do executivo ainda disse que a previsão para chegada do exame é nesta sexta-feira (10).

Sobre a divulgação da foto do médico e de mais outras quatro pessoas:

De acordo com o art. 5º da Constituição Federal “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Não é somente a Constituição que defende os direitos de imagem de cada cidadão, o Código Civil também protege o direito de cada pessoa, conforme descrito no art 20.

“Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”.

Comentários