O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação de desempenho de alunos do ensino médio que também serve como porta de entrada para as melhores universidades do país. E a prova não dá acesso apenas às universidades públicas, não: com a nota do exame, é possível concorrer a bolsas de estudo em universidades privadas e até mesmo estudar em universidades no exterior.
Se interessou? Então é hora de conhecer mais sobre a prova, sobre o que cai no exame e como começar a estudar para arrasar no Enem!
Por que eu devo prestar a prova do Enem?
Se você está em dúvidas sobre realizar ou não a prova do Enem, saiba quais são as finalidades do exame e veja se elas atendem às suas necessidades.
A principal função do Enem é a de servir como uma avaliação de desempenho de alunos que estão no último ano do Ensino Médio. A nota proveniente dessa avaliação pode ser usada em processos seletivos que ofertam vagas para universidades públicas (como o SiSU) e para universidades privadas (como o ProUni e Fies). Estes processos seletivos abrem em épocas específicas do ano, geralmente nos meses de Janeiro e Junho, e seleciona candidatos para ocuparem as vagas disponíveis nos cursos de graduação das universidades participantes dos sistema, no primeiro e segundo semestres do ano.
Portanto, se você pretende entrar na universidade no próximo ano, seja ela pública ou privada, é importante ficar de olho no período de inscrição do exame – que geralmente acontece no mês de maio. Só pode prestar a prova, geralmente aplicada nos meses de outubro e novembro, quem estiver devidamente inscrito. E se o seu objetivo é entrar para a universidade, é necessário ter finalizado os estudos no Ensino Médio para conseguir, depois, concorrer a uma vaga nos processos seletivos.
Como é a prova do Enem?
A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas de conhecimento apresentam 45 questões de múltipla escolha a serem resolvidas pelo candidato.
Desde 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos. Em 2018, ela será aplicada nos dias 04 e 11 de Novembro. As áreas de conhecimento são divididas entre esses dois dias de aplicação da prova, da seguinte forma:
- Primeiro domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; e, ainda produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema indicado no caderno de provas.
Tempo de prova: 5h30
- Segundo domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo de prova: 5h
Para quem quer entrar ainda mais a fundo no exame, é possível saber quais são as competências e habilidades exigidas dos candidatos na prova, além dos objetos de conhecimento que serão cobrados. Elas estão todas discriminadas neste documento, que você pode acessar a hora que quiser.
Como passar no Enem?
Depois de entender um pouco mais sobre a prova, é hora de começar a organizar a sua estratégia para conquistar uma boa nota no exame.
O Enem cobra questões das quatro áreas de conhecimento citadas acima, mas de modo geral, podemos dizer que ele cobra o conhecimento de quase todas as disciplinas que você estudou no Ensino Médio. Isso significa que você terá que responder questões de:
Muita coisa, né? Por isso, é importante se organizar para dar conta de toda a matéria cobrada na prova.
A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma de estudos. Independentemente da época do ano em que você começou a estudar – em Janeiro, em Maio ou se nem começou ainda -, é necessário ter uma lista dos assuntos que mais apareceram nas provas dos últimos anos. Assim, se você está com a agenda de estudos apertada, deve dar prioridade para esses temas que com certeza vão aparecer. Crie uma rotina de estudos, distribua as disciplinas para cada dia da semana e arrase nos estudos!
A dica de ouro para quem está estudando em casa para o Enem: não adianta ficar só lendo a teoria, é preciso praticar! Estude com questões analisadas e comentadas do Enem. Assim, você verá como os assuntos são cobrados, terá mais familiaridade com a prova e nenhuma surpresa com o exame de verdade.
Além do mais, estudar com provas antigas é também uma ótima forma de testar seus conhecimentos e ver qual é, de fato, o seu nível de preparação para o Enem.