Portal Notícias de Parauapebas

Emenda supressiva do vereador Miquinha denomina quadra de esporte com nome de desportista

O vereador Israel Miquinha (PT) apresentou na sessão de terça-feira (28) a Emenda Supressiva nº 3 ao artigo 2º do Projeto de Lei nº 86/2021, sugerindo que o governo municipal denomine a quadra esportiva localizada nas proximidades da portaria de acesso a Carajás como “Quadra Aneilton Pinto Dantas”.

Segundo informou o parlamentar, Aneilton Dantas foi uma pessoa muito querida por todos que o conheciam, tanto no seu trabalho desenvolvido na empresa Vale como dentro do esporte praticado em Parauapebas.

Em 2019, o homenageado jogou bola no Campeonato Municipal Master pela equipe da Aserp. No entanto, onde ele mais se identificava era no futsal. Era dele o time Art Soccer, muito respeitado na primeira divisão do Campeonato Municipal de Parauapebas. O atleta foi fundamental nos jogos que levaram o seu time a ser campeão no ano 2018.

Israel Miquinha continua descrevendo a grande lista de atividades desportivas executadas por Aneilton Dantas, afirmando que ele também fazia parte da diretoria do “100compromisso”, um grupo de amigos que jogam campeonatos na cidade e região, mas o objetivo principal do “100compromisso” sempre foi a realização de ações sociais. O atleta também fez parte, durante vários anos, da comissão técnica da Seleção de Futsal de Parauapebas.

Ano passado, ele participou da organização da primeira “Copa PA-275”, competição de futsal que aconteceu na quadra da PA-275, que receberá o nome do desportista. Este ano, a organização da copa resolveu mudar o nome da competição e homenagear Aneilton, passando a chamar-se “Copa PA-275 Aneilton Dantas”, homenagem mais que merecida a uma pessoa que tanto fez pelo futsal de Parauapebas.

“Infelizmente, no dia 21 de dezembro de 2020, Aneilton veio a óbito em um acidente de trabalho, na empresa Vale, onde trabalhava há nove anos. Natural de Bacabal, no Estado do Maranhão, Aneliton Dantas faleceu aos 35 anos de idade, 23 dos quais morando em Parauapebas”, revela Israel Miquinha.

A Emenda Supressiva nº 3 ao artigo 2º do Projeto de Lei nº 86/2021 foi aprovada por unanimidade em plenário e será encaminhada para reconhecimento do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021