Idealizado em 2009, com os inicios das obras somente em 2013, ainda na gestão do ex-prefeito, Valmir Mariano, tendo na época a secretaria de habitação, Maquivalda Aguiar realizado o cadastro e remanejado todas as famílias do antigo morro do chapéu e das palafitas para que as obras pudessem ser iniciada.

Na manhã desta sexta-feira (16) a Prefeitura Municipal de Parauapebas, juntamente com a Caixa econômica e o Governo Federal entregaram a primeira fase do residencial, beneficiando 1008 (Um mil e oito) famílias, que eram moradores da antiga área e que estavam alocados em aluguel social.

Nos últimos dias que antecedeu a entrega do residencial, todos os beneficiários participaram de varias de reuniões e receberam orientações dos direitos e deveres, também foram selecionados quatro moradores por prédio, somando 80 pessoas que serão treinadas e capacitadas para agir em situações de emergência. Os cursos e a organização dos futuros moradores do residencial são ações previstas no plantão social do Programa Minha Casa Minha Vida.

Na cerimonia de entrega da primeira fase do residencial contou com varias apresentações culturais e bandas evangélicas locais que emocionaram boa parte dos beneficiários, o evento também contou com as presenças da secretaria de habitação, Maria Vani, do vice-prefeito Sergio Balduino, do prefeito Darci Lermen, do ministro da integração nacional Helder Barbalho, do superintendente da caixa Weliton Pereira Marques, do deputado estadual Gesmar Costa, além de diversas outras autoridades municipais, estaduais e federais.

“A entrega deste empreendimento não é fruto do acaso, talvez seria irredundante eu falar aqui palavras que já foram ditas. Iniciado ainda em 2009, este empreendimento teve um processo da gestão anterior, do ex-prefeito Valmir Mariano e da ex-secretária Maquivalda Aguiar que teve um trabalho significativo para regimentar este empreendimento e agora o prefeito Darci Lermen  faz a entrega de todo esse empreendimento”. destaca o destaca o deputado estadual Gesmar Costa.

 “Essa semana acompanhei nas redes sociais uma discussão para saber quem era o pai desta criança (Residencial Alto Bonito), rapaz, queremos dizer que isto aqui tem muitos pais e muitas mães, aqui não tem ninguém querendo dizer que isto é meu, seria muito falso da nossa parte, inclusive convidamos o ex-prefeito para estar aqui, mas por motivos pessoais não pôde está presente”… “É triste um pai de família no lugar de comprar o alimento para casa ter que pagar o aluguel no final do mês, agora essas famílias terão o sonho realizado e espero que vocês sejam muito felizes em suas novas residências”. Destaca o prefeito Darci Lermen.

O prefeito também mencionou que já esta em busca de recursos para construção de quatro mil unidades habitacionais para Parauapebas.

Após as falas das autoridades ouve uma oração e uma moradora contemplada com o residencial recebeu a chave de forma simbólica representando todos os beneficiários.

 

 

 

Alto Bonito

 

O Residencial Alto Bonito é um dos mais completos projetos habitacionais do Estado do Pará. O investimento prevê a construção de 2.400 unidades habitacionais, em duas fases. A Fase I com 1.008 apartamentos e a Fase II com 1.392 apartamentos.

Os apartamentos têm 47,60 metros quadrados divididos em dois quartos, banheiro, sala e cozinha/área de serviço. O Residencial faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Parauapebas. A obra é um projeto de urbanização de assentamento precário, com investimentos de mais de R$ 273 milhões.

 

Comentários