Portal Notícias de Parauapebas
Publicidade SEMSA

Campanha Março Lilás alerta população feminina sobre o câncer de colo de útero

A Campanha Março Lilás tem com foco a prevenção ao câncer do colo do útero e é realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), adere à campanha com o enfoque de sensibilizar as mulheres para o combate à doença.

Nas ações da campanha, que se estende ao longo do mês, serão levadas informações à população feminina e estímulos para os cuidados de prevenção. As mulheres serão alertadas para os principais sinais e sintomas da doença e, caso constatem alguma irreguladidade, serão orientadas a buscar ajuda médica imediata.

Por ser um câncer de desenvolvimento lento e não apresentar sintomas no início, é fundamental que a mulher realize o exame preventivo, o Papanicolau (PCCU). Com ele é possível identificar lesões que podem acarretar no câncer de colo de útero e, assim, ter um diagnóstico precoce e maior chance de cura. A principal forma de prevenção é diminuir o risco de contágio pelo HPV, com o uso de preservativos e com a vacinação contra o vírus.

Todas as UBS estão aptas para realizarem os exames de Papanicolau (PCCU) em mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos e também estão abastecidas com a vacina que previne contra o vírus, destinadas a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que não tenham vida sexual ativa, de acordo com o que Ministério da Saúde preconiza. Durante o período de alusão da campanha, as UBS realizarão palestras orientativas nas salas de espera para o público em geral.

Saiba mais sobre o câncer de colo de útero

Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo de útero é causado por infecções persistentes por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é o segundo mais frequente entre as mulheres, em sua maioria com idade entre 45 e 49 anos.

O secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, destaca a importância deste mês, “o momento é oportuno para sensibilizar as mulheres. É importante que todas busquem os exames necessários para a prevenção com regularidade, é preocupação do nosso prefeito Darci Lermen que todas as unidades estejam equipadas e aptas para receber todas às mulheres para a realização de um exame tão importante”.

Comentários