Vereadores pedem redução de 50% no valor da iluminação pública

624

Alegando que a população tem feito muitas manifestações contrárias aos preços cobrados atualmente pela taxa de iluminação pública, os vereadores Ivanaldo Braz (sem partido), Zacarias Marques (sem partido), Marcelo Parcerinho (PSC), e Luiz Castilho (Pros) apresentaram a Indicação n° 373/2018, pedindo ao prefeito Darci Lermen a realização de estudo para analisar a viabilidade de redução de 50% no valor do custeio da iluminação pública em Parauapebas.

A proposição foi apresentada na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (27), com o auditório da Casa cheio de manifestantes, que se reuniram para protestar contra os preços cobrados pela Celpa, classificados por eles como abusivos.

É exatamente com o desejo de atender a tais apelos que apresentamos esta indicação, no sentido de contribuir com o alívio no orçamento, principalmente dos menos favorecidos financeiramente”, defenderam os autores, no texto da proposição.

Na justificativa da indicação, os vereadores sugerem alternativas para o prefeito reduzir a taxa de iluminação. “Já podemos apontar como legitimidade e possibilidade em se fazer a pedida redução nos valores, equacionando 2% dos recursos advindos da Compensação Financeira sobre Produtos Minerais (Cfem), destinados por este governo para o Fundo Especial de Iluminação Pública (Fecip), criado através da Lei nº 4.715, de 22 de novembro de 2017, para custeio da gestão municipal de iluminação pública.”

A Indicação n° 373/2018 foi aprovada e será encaminhada para que o prefeito Darci analise a viabilidade da proposta.

Comentários