A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), segue com a parceria, iniciada em 2016, com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), e é a instituição receptora para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, em Belém. As inscrições estão abertas no período até 30 de setembro. São ofertadas 10 vagas.

Esta seleção, em que a Uepa participa como instituição receptora da USP, é fruto da parceria entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que ofertou um edital de financiamento para Instituições de Ensino Superior (IES) com programas de pós-graduação na área de enfermagem. Vinte e cinco programas de universidades de todas as regiões do Brasil foram contemplados e irão participar da formação de 500 profissionais em cinco anos.

Após a habilitação das IES, as inscrições já começaram para vagas nos mestrados da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Fortaleza (Unifor), USP, entre outras universidades que ofertam vagas na área da enfermagem, fora de sede para diversas regiões brasileiras.

“O que está sendo ofertado são turmas fora de sede, onde o edital que nós aprovamos em parceria com o projeto do Cofen/Capes oferta vagas para Amazônia Legal, ou seja, especificamente para a Uepa. As vagas não são da Uepa, mas sim do Programa de Mestrado Profissional da Escola de Enfermagem Ribeirão Preto, que teve seu projeto aprovado junto conosco para ofertar 10 vagas para Belém”, afirmou a coordenadora do convênio técnico para o Mestrado Profissional da parceria entre Uepa e USP, professora Mary Elisabeth de Santana.

Segundo ela, o convênio de cooperação técnica com a USP está sendo renovado. “Dessa forma, para agilizar o processo a pedido do Cofen, hoje já começam as inscrições, e as aulas para os aprovados serão em ritmo remoto, à distância, enquanto durar a pandemia, após será realizada presencialmente”.

As inscrições são voltadas para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas, que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de pesquisa deve ser voltado para o tema da “Produção de conhecimento e inovação tecnológica acerca da assistência e da gestão em enfermagem: caminho para a formação de recursos humanos”.

O edital do Programa de Mestrado Profissional oferta três linhas de pesquisa voltadas para questão da inovação e tecnologia dentro da sistematização da assistência, processos de gestão e ensino na área da enfermagem.

Serviço:

Edital Mestrado Profissional em Enfermagem (Parceria entre Uepa/USP)

Período de inscrição: até 30 de setembro, pelo link www2.eerp.usp.br/pos/inscricao2020/

Resultado Final: 26 de outubro

Para mais informações: spg@eerp.usp.br.

Acesse aqui o edital.