Através da SEMPRO, a Prefeitura Municipal de Curionópolis realizará o 1º SEMINÁRIO DE ACESSO A MERCADO PARA AGRICULTURA FAMILIAR nesta terça-feira, 23, às 14 horas na Obra Kolping, quando deverão reunir agricultores inseridos no PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar para receber orientações a respeito dos trâmites para participação de chamadas públicas para fornecimento de seus produtos, principalmente, para a merenda escolar; ou para conseguir o SIM – Selo de Inspeção Municipal; além de financiamentos de bancos públicos.

Dentro do assunto CHAMADAS PÚBLCAS PARA FORNECIEMENTO para a prefeitura municipal de Curionópolis será detalhado quanto às documentações necessárias tanto junto ao Município e ainda na esfera estadual e federal.

O técnico da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jorge Lima, explicará a respeito da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, especificando os tipos e utilidade de cada uma para a inserção no mercado de fornecedores de alimentos produzidos neste tipo de iniciativa.

Entre outras orientações estão o preparo de solo e fornecimento de sementes; fomento através de recurso financeiro; e o escoamento da produção com as legalidades, sendo necessário para isso estradas e emissão de licenças necessárias como, por exemplo, o selo de inspeção municipal.

De acordo com a Secretária Municipal de Produção Rural, Adriana Gomes, este seminário é uma importante oportunidade para contatar os agricultores e que a partir dele muitas coisas deverão acontecer. Adriana explica ainda que o governo já está fazendo um trabalho de bastidor deste o início do governo, um deles é o diagnóstico rural, na tentativa de entender a realidade do campo e assim poder trabalhar de forma mais proveitosa. “O seminário tem como objetivo ouvir os agricultores e assim construir com eles as iniciativas necessárias para chegar às soluções”, resume Adriana, dando conta de que o fornecimento feito pelos pequenos agricultores à Prefeitura de Curionópolis para a merenda escolar é um desejo do prefeito Adonei Aguiar, que pretende comprar além dos 30% preconizado em Lei, ou todo o quantitativo que os fornecedores locais possam oferecer.

O 1º SEMINÁRIO DE ACESSO A MERCADO PARA AGRICULTURA FAMILIAR contará com a parceria da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente que distribuirá mudas de buriti, açaí precoce e icsória (planta ornamental), todas cultivadas no Viveiro Municipal. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adalto Santos, as mudas de Açaí e de buruti são ideais para que o agricultor aumente sua renda familiar com a comercialização de polpas. “O buriti além de ser fonte de polpa é capaz de regenerar fontes de água ou manter as existentes”, detalha Adalto.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here