Saúde e Segurança com Eduardo Lopes

0
130

 

Por que investir em Segurança do Trabalho?

 

A Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que devem ser implementadas nos ambientes de trabalho como garantia de qualidade e segurança dos funcionários. O principal objetivo é manter a integridade física e psicológica da equipe e combater riscos e acidentes laborais. Ela engloba um conjunto de medidas que visa reduzir os acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e a capacidade do funcionário e da instituição como um todo. Investir em segurança do trabalho significa que a sua empresa está em cumprimento com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para a segurança dos colaboradores; e atenta à qualidade das relações existentes dentro da companhia.

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/por-que-investir-em-seguranca-do-trabalho/ .

 

Benefícios ao investir em Segurança do Trabalho:

 

Redução de acidentes: O principal objetivo da Segurança do Trabalho é garantir a prevenção dos acidentes laborais que prejudicam à integridade física e mental do trabalhador. Desta forma, investir em Segurança do Trabalho reafirma um ambiente saudável e produtivo.

Organização: Investir em Segurança do Trabalho permite que a empresa crie uma logística que demonstra a preocupação e o cuidado com o funcionário. Esta organização garante um outro benefício que é a produtividade, uma vez que o colaborador se sente mais motivado para executar suas funções.

Menos gastos: O trabalho preventivo oriundo da Segurança do Trabalho gera menos custos com materiais e afastamentos ou ações judiciais. Um ambiente seguro inibe os riscos e mantém a atenção do funcionário da execução da tarefa, evitando prejuízos materiais e afastando os riscos de acidentes.

Ambiente de trabalho saudável: O investimento em Segurança do Trabalho demonstra o comprometimento da empresa com a saúde e bem estar de todo o quadro de funcionários. Esse sentimento de cuidado e proteção gera um ambiente laboral saudável e propício a ideias e relações interpessoais.

Produtividade: Funcionários motivados pelo sentimento de integração da equipe se empenham em alcançar a produtividade estabelecida pela direção da empresa. Além disso, a eliminação dos riscos mantém o foco na execução do trabalho prestado.
Qualidade: Funcionários que percebem que estão realizando um trabalho de forma segura, produzem com qualidade. Isso porque prazos são mais respeitados e por consequência seu cliente final fica extremamente satisfeito.

Credibilidade: A redução de acidentes e ocorrências envolvendo a imagem da empresa garante a credibilidade corporativa da instituição, numa demonstração de responsabilidade social. Com produtividade e equipe motivada, a companhia se torna referência no mercado em que atua.

Oportunidade: O treinamento de segurança do trabalho pode ser uma grande oportunidade para realizar uma integração com todos os colaboradores, a fim de expor o compromisso da empresa com a segurança e demonstrar os objetivos e metas da empresa.

Investir em Segurança do Trabalho é promover o bem estar físico, mental e social dos trabalhadores com retorno certo em produtividade, redução dos gastos, valorização da marca e credibilidade da empresa. Investir em Segurança do Trabalho é garantir o sucesso do seu negócio!

Infelizmente ainda há quem pensa e quem diga, que investir em segurança do trabalho é perda de tempo e dinheiro, precisamos pesquisar, estudar e compreender sobre os ganhos que a PREVENÇÃO DE ACIDENTES traz para as empresas e sociedade como um todo, somente assim teremos uma redução nos acidentes de trabalho, precisamos nos conscientizar de que produção e segurança podem e devem andar juntos, certo dia escutei de um encarregado de equipe a seguinte frase “ Assim não dá….ou eu executo a obra ou pratico segurança” certamente que muitos colegas de trabalho também já escutaram isso.

O desafio é fazer todos compreenderem que é a segurança é um VALOR, que deve estar inserido em cada processo de trabalho, não devendo ser tratado como algo a parte de forma isolada.

O trabalho de conscientização, e redução de acidentes é árduo e muitas das vezes lento, no entanto não tenho dúvidas que com seriedade, comprometimento de todos, principalmente da liderança logo será alcançado.

Aos nossos amigos prevencionistas, nossos guerreiros incansáveis apenas digo o seguinte, “A vitória não será dos imprudentes e irresponsáveis e sim de todos que acreditam e dedicam seu tempo em prol da saúde, segurança e da vida de todos os trabalhadores.

 

Quer entender melhor sobre o assunto e melhorar cada vez mais os resultados de sua empresa? Entre em contato agora mesmo!

Autor: Eduardo Lopes

Consultor Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho

Whats 94 – 9 96622747 / 9 91117279

Visite nossa página: https://www.facebook.com/segnorte/

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here