Safra do Cajá em Curionópolis rendeu 202 toneladas comercializadas

0
152

A Vila Curral Preto, localizada na zona rural de Curionópolis, foi palco da sétima festa do Cajá,  realizada neste sábado (21) evento tradicional da cidade e que comemora os resultados da safra, este ano mais de 200 toneladas da fruta foram comercializadas, um número expressivo e que demonstra a força da fruticultura na região.

“Curionópolis é o maior produtor de Cajá do Pará e um dos maiores do Brasil, nós apoiamos esta festa desde o ano passado com o objetivo de fomentar ainda mais essa produção”, destacou o prefeito Adonei Aguiar agradecendo a Asprul, associação dos moradores da comunidade do Curral Preto, à Emater e ao  governo do Pará pelo apoio ao evento.

Mauro Melo, presidente da Cooperativa de Produtores Rurais (COOPER), que compra o cajá e transforma em polpa para comercializar na região e no Brasil afirmou que os números tendem a crescer, “A produção de cajá está crescendo cada vez mais em Curionópolis e isso é muito bom”. Durante o evento a cooperativa distribuição mais de mil litros de suco.

O agricultor Eunício de Carvalho é um dos fundadores da festa do Cajá, ele afirma que a cada ano tem melhorado e destaca a importância do apoio dado pela prefeitura para a realização do evento, “nós somos muito gratos por esse apoio, sem ele não conseguiríamos avançar tanto”.

“O prefeito atual fez participação e presença na nossa festa, estamos felizes por que a tendência é aumentar cada vez mais. Com o apoio da prefeitura se torna bem mais fácil, sem apoio não teria a repercussão que tem hoje”, complementou o pequeno produtor Eurico de Souza.

O investimento na manutenção das estradas e vicinais da zona rural é fundamental para que os produtores possam escoar a produção, por isso, o governo municipal tem atuado fortemente nesta área, só em 2017 foram mais de 200 quilômetros de vias recuperadas. “O apoio que a gente precisa é este que o governo municipal está fazendo, arrumando as estradas, consertando as pontes, cuidando pra gente. Eu moro aqui há 38 anos e ninguém nunca fez o que o prefeito atual fez em relação às nossas estradas”, destacou o produtor rural José Oliveira de Andrade.

O deputado estadual Hilton Aguiar prestigiou a sétima festa do cajá e anunciou boas notícias, “estamos entregando uma despolpadeira de frutas para Asprul, e daqui a uns 20 dias entregaremos um caminhão zero quilômetros e uma patrulha para a Secretaria Municipal de Produção Rural, que atenderá esta e outras comunidades da zona rural”.

Adonei Aguiar também destacou as obras que têm sido realizadas na zona urbana e rural de Curionópolis, “começamos o asfalto em Serra Pelada, também será construído para a comunidade de lá e da região uma unidade básica de saúde e um mercado municipal, já na zona urbana iniciamos a reforma da Praça da Juventude e da Avenida Brasil”.

De acordo com a secretária de produção rural, Adriana Gomes, a festa do Cajá, que é uma realização da Asprul e conta com o apoio integral da prefeitura, foi dado o suporte de toda a estrutura para a realização do evento, “também iniciaremos uma série de trabalhos de fomento à essa cultura do cajá, se a festa foi boa este ano, em 2019 será ainda melhor”, acrescentou a secretária.

Durante o evento também foram entregues mudas de plantas frutíferas para a comunidade, produzidas no viveiro municipal pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “entregamos 1.830 mudas de Açai, Buriti e Cajá”, detalhou o secretário da pasta, Adalto Santos.

Outra atividade que integrou a programação foi a palestra sobre o cultivo do cajá, ministrada pelo engenheiro agrônomo da prefeitura, Honório Neto, que compartilhou informações com os produtores sobre técnicas de produção da fruta e dicas de produtos para comercialização.

Cavalgada, concurso de berranteiro, eleição da Miss Cajá, premiação para os maiores catadores de cajá, entre outras atividades integraram a programação do evento.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui