Contando com a participação de vereadores, Procuradoria Municipal, Semsi, DMTT, Ouvidoria Municipal, Assessoria de Comunicação, Chefia de Gabinete do Prefeito e a Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas, o prefeito Valmir Mariano recebeu, na manhã desta terça-feira, 04 de novembro, representantes do Sindicato dos Taxistas, Motoxistas, Motoboys e Motofretes (Sinditaxi), para uma reunião com as categorias.

Durante o encontro, foi discutido que seja realizado um estudo em que será definido o quantitativo de veículos ou concessões de alvarás a serem concedidas tanto para a modalidade de taxi quanto para a de mototaxi.

Sobre isso, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), informou que já foi realizado o estudo, o qual identificou um quantitativo de 325 concessões de taxi, que está sendo avaliado pela Procuradoria Municipal, a fim de ser elaborado um decreto para regulamentar a quantidade de autorizações para execução dos serviços.

Outra reivindicação abordada é a agilidade no parecer do estudo para a definição e tarifa e de quantidade de concessões para mototaxi. Este estudo também já foi realizado pela Semsi, por meio do DMTT, no último mês de setembro, e também será analisado pela Procuradoria Municipal. Só a partir dessa análise, o prefeito Valmir Mariano vai determinar, em decreto, se as 745 concessões de mototaxi existentes atendem ao município ou se há necessidade de aumento ou de redução.

Quanto ao serviço clandestino de transporte, o governo municipal irá intensificar a fiscalização por meio do DMTT com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira, dia 10 de novembro, com uma comissão formada por mototaxistas e taxistas e representantes do governo municipal para dar agilidade à resolução de outras solicitações já feitas anteriormente, como redução do valor das taxas de Alvará e Cat, e construção de pontos de taxi.

Ao final da reunião, o prefeito Valmir disse que as portas de seu Gabinete estão abertas para o Sinditaxi. “Nós somos parceiros; estamos juntos. Queremos fazer o melhor para vocês e para toda a comunidade”, declarou o gestor municipal.

Motivo da reunião – Desde as 8h30 da manhã desta quarta-feira (4) que dezenas de mototaxistas e taxistas fizeram manifestação nas dependências do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas que fica localizado no Morro dos Ventos.; quando nenhum veículo entrava nos estacionamentos e o que estavam estacionados eram impedidos de sair.

Os manifestantes tinham como prioridades os seguintes pontos de reivindicação:

  • Decreto limitando concessões para táxi e moto-táxi;
  • Alterações da Lei do Transporte;
  • Fiscalização do transporte clandestino;
  • Construção de novos pontos de apoio ao transporte;
  • Doação de uma área para construção de um clube social;
  • Liberação de recursos para a profissionalização de novos permissionários (curso Sest / Senat);

 

 

Texto: Da Redação

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here