O projeto Movimenta Pebas traz nova seleção, dessa vez voltada para a capacitação. Jovens e adultos de Parauapebas (PA) poderão aprender a arte da dança com profissionais do Corpo Escola de Dança, do Grupo Corpo, renomada companhia de dança contemporânea de Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela Vale, por meio da pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serão ofertados quatro cursos online: dois cursos de capacitação (Balé Clássico e Dança Contemporânea) e dois cursos complementares (Danças Populares Brasileiras e História da Dança). A iniciativa conta com a parceria do Centro Cultural Parauapebas e da Vivas Cultura e Esporte. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 1º a 16 de julho, exclusivamente pelo link https://linktr.ee/movimentapebasoficial, onde estão disponíveis o formulário e o regulamento da seleção. O início das atividades está previsto para o dia 27 de julho.

Os cursos serão realizados de julho a outubro. Os critérios de seleção e o número de vagas variam de acordo com cada curso. Também estão previstos dois encontros presenciais com apresentações dos resultados dos cursos e aulões abertos à comunidade no Centro Cultural Parauapebas, assim que as autoridades permitirem o acesso do público ao equipamento, que está com as atividades suspensas como medida preventiva a propagação da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Todas as atividades e o processo de inscrição são gratuitos.

“Para a Vale patrocinar o Movimenta Pebas e viabilizar esta ação com o Grupo Corpo de qualificação e integração dos artistas de Parauapebas é um incentivo à promoção da dança, manifestação tão presente na cultura popular brasileira”, destaca a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha.

Os cursos de Capacitação em Balé Clássico e Dança Contemporânea são destinados para maiores de 15 anos com alguma experiência em dança, selecionados por nível técnico dentre os inscritos. Serão montadas duas turmas para cada curso, com o limite de até 15 participantes, para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento das turmas de acordo com nível técnico de cada aluno. As aulas terão duração de 1h20 e serão realizadas duas vezes por semana.

Outros dois cursos oferecidos também terão vagas limitadas. O curso de Danças Populares Brasileiras oferece 20 vagas para alunos, a partir dos 12 anos com ou sem experiência em dança. Serão duas aulas semanais de uma hora. Já para o curso de História da Dança, serão 150 vagas para interessados de todas as faixas etárias, que poderão acompanhar as aulas expositivas online de 1h30, sempre às sextas-feiras. Os quatro cursos serão ministrados online e ao vivo pelas plataformas Google Meet ou Zoom.

A parceria será coroada com dois aulões presenciais com participação livre de toda a comunidade, no Centro Cultural Parauapebas, com professores da escola da companhia, após o fim das restrições provocadas pela Covid-19.

“É um prazer e um desafio fazer parte de um projeto que une e motiva a comunidade a superar este momento difícil, através do poder transformador da dança”, destaca Macau Purri, fundadora do Grupo Corpo e diretora da Escola.

Sobre o Movimenta Pebas
Os cursos de dança fazem parte da programação do projeto Movimenta Pebas, adaptado para promover ações também durante a pandemia. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura antes das restrições provocadas pela Covid-19, o projeto é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Vale e apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas e do Instituto Vivas.

O Movimenta Pebas tem como objetivo a promoção de ampla programação cultural nas áreas de música, teatro, dança, artes plásticas e cinema para a população. Em cada campo artístico, as atividades envolverão os participantes em um ciclo formativo, composto por oficinas, palestras, ensaios, produções e apresentações.

Corpo Escola de Dança
Fundada em 1975 pelo Grupo Corpo, a escola desenvolve uma metodologia própria e se destaca por estimular em seus alunos o pensamento amplo e crítico sobre a dança e a arte. Oferece cursos de técnica contemporânea, clássica, dança livre para adultos e um programa específico para crianças.

Grupo Corpo
Criado em Belo Horizonte há 45 anos, o Grupo Corpo é uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do mundo, tem um repertório de quarenta espetáculos e turnês que já passaram pelo Brasil e outros 41 países.

Serviço

Inscrições para os cursos online do projeto Movimenta Pebas
Período:
de 1º a 16 de julho
Início das atividades: 27 de julho
Regulamento e formulário de inscrições estão disponíveis em https://linktr.ee/movimentapebasoficial
Todas as informações sobre o “Movimenta Pebas” estão disponíveis nas páginas do projeto nas redes sociais:
Instagram.com/movimentapebasoficial
Facebook.com/movimentapebasoficial
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas pelo e-mail: movimentapebas@vivas.art.br ou pelo WhatsApp: 94 99177-0939.