Moradoras da Vila Bom Jesus começam curso de corte e costura

0
295

Ela conta que aos sete anos já quebrava as agulhas da mãe e sonhava em fazer um curso para perder o medo de cortar um tecido e aprender a costurar. Hoje, ao 56, Antonia Mendonça voltou à sala de aula e começou a aprender a tão sonhada profissão. Além da prática em corte e costura, ela e outras 19 mulheres da Vila Bom Jesus terão treinamento sobre ética e cidadania, comunicação oral e escrita, matemática básica, gestão, qualidade, liderança e empreendedorismo.

“Com esse novo oficio e essas outras disciplinas, elas estarão sendo capacitadas, para poder inclusive ter seu próprio negócio”, disse o diretor do Senai, Carlos Felipe Sassin Francês. A iniciativa é fruto da parceria entre a comunidade da Vila, Vale, Agência Canaã, Senai e a prefeitura municipal, por meio da secretaria de Educação. 

O curso foi sugerido pela própria associação de moradores durante comitês de diálogo realizados com as comunidades próximas aos empreendimentos da Vale. Segundo a moradora da Vila e proponente do projeto, Tatiane Viega, o desejo era promover uma ação voltada para mulheres. “Hoje sinto uma emoção muito grande, elas estão aqui e estão muito felizes e acreditando muito que vai dar certo. Meu sonho é que elas não parem, quem sabe montar um ateliê próprio, costurem para fora e gerem renda para as famílias e para a comunidade”, diz emocionada.

A aula inaugural foi prestigiada por representes das entidades parceiras, a diretora Executiva da Agência Canaã, Graça Reis, o secretário municipal de Educação, André Wilson, o gerente de Suporte às Operações do Cobre, Newton Menezes e a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha. A ação faz parte de parceria, com o objetivo de fomentar a geração de trabalho e renda no município.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here