Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início Notícias Massacre de Eldorado dos Carajás completa 23 anos

Massacre de Eldorado dos Carajás completa 23 anos

O massacre de Eldorado dos Carajás completa 23 anos nesta quarta-feira (17). O episódio ocorreu durante o governo Almir Gabriel (PSDB) e resultou na morte de 19 trabalhadores rurais sem-terra e deixou 70 feridos após confronto com 150 policiais militares. Os camponeses estavam acampados na chamada curva do S, na atual BR-155, bloqueando aquela via.

Eram cerca de 1.500 manifestantes que exigiam a desapropriação da Fazenda Macaxeira e que decidiram marchar pela rodovia em direção a Belém. A PM recebeu ordem do então governador para que a via fosse desobstruída, ocorrendo em seguida o conflito. Para lembrar essa triste data, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove, desde segunda-feira (15), a “Jornada de Lutas por Reforma Agrária Popular em Defesa da Amazônia, Massacre Nunca Mais!”.

Cerca de 250 membros da entidade estão acampados na Praça Floriano Peixoto, em frente ao Mercado de São Brás, em Belém. Simultaneamente, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste paraense, cerca de 500 jovens camponeses também realizam atos na curva do S.

Porta-voz da coordenação do MST no Pará, Raimundo Nonato Filho explica que há 23 anos os trabalhadores rurais de todo o País realizam atos em memória das vítimas do massacre. Ele ressalta que o episódio foi reconhecido mundialmente como uma chacina e decretado por lei como Dia da Reforma Agrária no País. A jornada em Belém faz parte do movimento nacional em prol da luta pela reforma agrária.

“É também contra os massacres, contra as grilagens de terra, contra a impunidade no campo, pois foram muitos assassinatos e não foi possível ter um julgamento justo. Então faz parte da nossa jornada essas reivindicações”, afirma.

FEIRA

Quem passa por São Brás também tem a oportunidade de prestigiar a 5ª Feira da Reforma Agrária “Mamede Gomes” que, além de comercializar alimentos orgânicos, promove ainda debates sobre a produção de alimentos saudáveis, educação e cultura, sobre os direitos sociais, além da exibição de vídeos, exposição de fotografias e apresentações culturais.




Cerca de 250 membros do MST estão acampados na Praça Floriano Peixoto, em Belém (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

MST busca realizar rodada de negociações

Em Belém, os integrantes do MST pretendem realizar uma rodada de negociações com o Governo do Estado e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), representando o Governo Federal.

“Com o Governo do Estado, a nossa reivindicação é que se comprometa a fazer a reforma agrária, utilizando instituições como o Iterpa para barrar a grilagem de terra e inibir o avanço do capital e dos monocultivos do agronegócio sobre os territórios camponeses”.

Ele diz ainda que o Estado deve atuar em outros pontos em favor dos camponeses. “Que também contribua na política agrícola que é função de diversos órgãos e com as demais políticas de importância para o campo, como educação, saúde e tudo que qualifica e dignifica a vida de um ser humano”, pondera.

INCRA

Com o Incra, o MST pede uma reunião para tratar sobre as denúncias de crimes cometidos contra os camponeses. “Queremos que a ouvidoria do Incra cumpra a sua função social”, diz. “Há sucateamento e tentativa de fechamento desse órgão por parte do Governo Federal, para que os camponeses não tenham acesso à terra”, reforça.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)




Comentários

Must Read

Prefeitura de Curionópolis anuncia novo canal de comunicação

A Prefeitura Municipal de Curionópolis anunciou oficialmente nesta quinta-feira (23), um canal de comunicação aberto para incentivar a participação da comunidade. Por meio desse...

Prefeitura de Parauapebas abre inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves

A Prefeitura de Parauapebas informa que estarão abertas, entre os dias 27 e 31 de maio, às matrículas e inscrições para a Escola Municipal...

Secretário de Saúde se reúne com servidores do Caps, promete reforma e construção de um novo centro

Na manhã desta quinta-feira (23) o Secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras juntamente com o adjunto Paulo Vilarinho, se reuniram com servidores...

Vacinação contra gripe termina no dia 31; Parauapebas tem 62% da meta de cobertura cumprida

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima semana no dia 31 e vem sendo realizada em toda a Parauapebas. É na infância...

Associação Comercial e Industrial de Parauapebas visita unidade de cobre Salobo III

Comissão de empresários da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) visitou a unidade do Salobo, localizada no município de Marabá, na terça-feira, 21/5....

Comentários