A vereadora Francisca Ciza (DEM), tem se dedicado a defender causas que envolvem, principalmente, as classes menos favorecidas e pessoas em vulnerabilidade social. Na sessão ocorrida na manhã desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Parauapebas, a parlamentar apresentou indicação pedindo a implantação de um HEMONÚCLEO que garantirá mais segurança na saúde de pessoas que necessitem de transfusão de sangue, principalmente nos casos cirúrgicos ou nos atendimentos emergenciais.

O pedido se deu através da Indicação 222/2017, e nesta Francisca Ciza apresenta como justificativa as necessidades dos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento para sobreviverem. Outro ponto observado pela vereadora é a dificuldade de encontrar, em casos de emergência, doadores, armazenamento e conservação do sangue. “Com a implantação do Hemonúcleo, a coleta de sangue será feita uma vez por semana nas UBS – Unidades Básicas de Saúde e após avaliada no Hemocentro será devolvida para que fique à disposição dos pacientes em Parauapebas”, planeja Francisca Ciza, prevendo assim ser possível suprir a demanda prestando assistência integral às pessoas que estão em tratamento de saúde, recuperação cirúrgica, acidentados, pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias; o que ela avalia de alta eficiência para o Município, se tornando viável, simples e imediato.

A vereadora Francisca Ciza, antes de apresentar a proposição visitou o Hemocentro em Marabá onde buscou orientações a respeito do que proporia na Câmara a favor da população de Parauapebas. “Gosto de ter consciência nem só do benefício que a implantação trará para a população, mas também da viabilidade da implantação. Assim trago a indicação e ainda contribuo com o Poder Executivo auxiliando na efetivação do serviço”, explica Ciza, que teve a Indicação aprovada pelos demais parlamentares e agora aguarda retorno do prefeito Darci José Lermen, através da SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here