Nesta semana, após se reunir com o Gabinete de Crise e com representantes do empresariado local, o prefeito Darci Lermen assinou o decreto que promove alterações em outro decreto, o de nº 326/20, para permitir a reabertura do comércio de Parauapebas bem como de bares, restaurantes e hotéis, que poderão abrir as portas até 22 horas até ulterior deliberação.

O funcionamento dessas atividades estava proibido desde início desta semana como medida de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Estabelecimentos com aglomerações de pessoas, como shoppings e academias, continuarão fechados.

E neste fim de semana a fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), com o uso da Guarda Municipal, com apoio de profissionais da saúde e da Polícia Militar orientou alguns empreendimentos sobre o decreto publicado pelo chefe do executivo, dentre eles o City Park Tênis Clube que havia anunciado a abertura neste sábado (28).

O clube foi orientado a continuar fechado, pois segundo a equipe de fiscalização, o mesmo não possui forma de controle  de aglomeração de pessoas.

Em caso de descumprimento das normas sanitárias, serão aplicadas as penalidades administrativas cabíveis, conforme legislação vigente, sem prejuízo da apuração de ilícitos cíveis e criminais eventualmente praticados pela pessoa jurídica fiscalizadas e por seus representantes legais.