Um atendimento hospitalar de qualidade e humanizado pode fazer toda diferença em uma unidade de saúde quando promove a satisfação de pacientes e acompanhantes. Por este motivo é que o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde na Serra dos Carajás (PA), recebeu estudantes do curso de recepcionista em serviço de saúde do Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC), de Parauapebas (PA), para realizar uma visita técnica em um dos únicos hospitais do Estado a ter o certificado ONA 2- Acreditado Pleno, que atesta a qualidade no atendimento.

Com o acompanhamento e esclarecimentos feito aos visitantes pela supervisora de atendimento do HYT, Luana Assunção, foi mostrado na prática as rotinas administrativas das recepções da Unidade. “Foi apresentado como funciona o nosso controle de acesso, horários de visitas, documentação necessária para realizar o atendimento no HYT e a normativa para visitantes e acompanhantes”, explicou a profissional.

Também, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do serviço de agendamento do hospital, como é realizada a execução das atividades de confirmação e cancelamento de consulta por telefone e mensagem de texto que são ferramentas disponíveis na Unidade.

A analista da qualidade Joice Maliuk do HYT, membro da Comissão de Humanização da Unidade, detalhou para a equipe a política de humanização e os diversos projetos desenvolvidos no hospital. “Além de compartilhar cada item da nossa política com os estudantes, focamos na importância que uma recepcionista tem em manter um atendimento humanizado, devido elas serem o cartão de visita da instituição, ser o primeiro acolhimento dos pacientes e isso faz toda a diferença”, relatou.

Satisfeita com a manhã de aprendizagem que foi proporcionada pelo HYT, a estudante do Senac, Amanda Melo, considerou a visita na Unidade muito interessante. “Eu gostei bastante das diretrizes de humanização do Yutaka. Isso mostra que aqui há um acolhimento muito grande para pacientes e colaboradores”, declarou.

Construído pela Vale há 32 anos, o Hospital Yutaka Takeda é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e tem capacidade para atender casos de baixa e média complexidade.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.