Trending News

Blog

Diretor-geral do DNPM pede demissão
Notícias

Diretor-geral do DNPM pede demissão 

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celo Luiz Garcia, pediu, ontem (17), exoneração do cargo, alegando motivos pessoais de saúde, segundo informou o órgão ao NMB. O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que Eduardo Braga recebeu a carta de demissão de Garcia e deve indicar hoje (18) um substituto para ocupar o cargo provisoriamente.

A saída de Garcia ocorre em meio ao rompimento das barragens da Samarco, em Mariana (MG), e cerca de cinco meses depois de ter assumido o cargo no DNPM, que é o responsável pela fiscalização das barragens de rejeitos de mineração no país.

A assessoria de imprensa do MME informou, por telefone, ao NMB, que o ministro recebeu a carta de demissão “junto com laudo médico que atesta problemas de saúde”.

“No dia do rompimento da barragem, o senhor Celso Luiz Garcia estava no hospital realizando exames médicos. Hoje, o ministro Eduardo Braga deve indicar substituto para ocupar interinamente o cargo”, disse a assessoria do MME.

Segundo a Veja, o pedido de demissão de Garcia teria sido anunciado por e-mail enviado a colegas do DNPM. No texto, o diretor-geral teria dito que deixa o cargo “problemas de saúde, por orientação médica e após refletir bastante com minha família”.

Garcia tomou posse como diretor-geral do DNPM em 8 de junho deste ano. Ele é graduado em direito pela Faculdade Milton Campos, com especialização em Ciências Políticas e Estratégias Nacionais pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), segundo informações do MME.

Garcia ingressou no serviço público em 1975 por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Em 1983, passou a fazer parte do quadro de servidores do DNPM, onde exerceu, ao longo da carreira, várias atividades profissionais. De 1996 a 1999, foi chefe do distrito do DNPM no Estado de Minas Gerais. Com sua aposentadoria em 2009, exerceu a advocacia até 2011. De 2011 até a sua nomeação como diretor-geral da autarquia, exerceu o cargo de superintendente da instituição no Estado de Minas Gerais.

Comentários

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *