Uma programação especial está sendo realizada para a madrugada desta sexta-feira (24). Cerca de 2 mil religiosos religiosos de matriz africana vão participar de uma celebração em comemoração ao dia do Exu Tranca Rua. Os festejos vão iniciar às 21h desta quinta-feira (23), em uma encruzilhada localizada próximo ao Condomínio Alphaville, em Outeiro.

As manifestações da data são tradicionais em Belém, onde os devotos fazem homenagens e entregam suas oferendas como forma de agradecer, entregar à entidade espiritual algo pelas graças que alcançou ou por graças que ainda serão alcançadas.

“Os praticantes da afro religiosidade têm, todos os anos, uma manifestação de agradecimento às entidades da água, da mata e da rua. O mês de agosto é dedicado às entidades da rua. Nós escolhemos essa data, pois é mais simbólica e mais significativa se tratando dessas entidades espirituais” afirmou o Presidente da União Religiosa dos Cultos Afro/Umbandistas do Estado do Pará.

Há alguns anos, a data era comemorada em várias áreas de Belém, no meio de ruas localizadas nas periferias da cidade. Devido os transtornos causados no trânsito, além das diversas provocações sofridas pelos devotos por pessoas praticantes de outras religiões, o que gerava incômodos nos religiosos, foi decidido que o evento passaria a ser realizado em um único local, em Outeiro. 

Os festejos vão contar com uma estrutura pública e com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. 

“Essa é uma manifestação pra quem tem muita fé e está baseada nos príncipios que norteiam a Umbanda: paz, amor e caridade” finalizou Itacy.(DOL)

Comentários