Os condutores com idade acima de 65 anos precisam obrigatoriamente renovar o documento de habilitação a cada três anos, como estabelece o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As informações são da Agência Pará.

“O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três para condutores com mais de 65 anos de idade”, reforça a coordenadora de Habilitação de Condutores, Ana Carolina Machado. Para renovar o documento, o condutor precisa realizar os exames de aptidão física e mental em clínica especializada em medicina do trânsito. Nesses locais, é necessário que o condutor preencha formulário obrigatório voltado às condições de saúde, obedecendo padrão pré-estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Durante os exames, se for percebido pelo médico, qualquer tipo de alteração, o condutor será encaminhado para realização de exames com especialistas, retornando para apresentação do laudo médico referente ao que foi observado durante o exame para a renovação. Os exames médicos exigidos pelo CTB dos condutores são realizados nas clinicas credenciadas pelo Detran, diariamente, no ato da renovação da CNH.