Curionópolis realiza abertura do Arraiá do Alteredo em Serra Pelada

442

Por mais um ano, Curionópolis entra no circuito folclórico brasileiro e realiza a abertura do tradicional Arraiá no Alteredo em Serra Pelada. A festa, promovida pela Prefeitura Municipal de Curionópolis, foi realizada em grande estilo e contou com a participação massiva da comunidade.

“Instituímos no primeiro ano do nosso governo, o “Arraiá do Alteredo”, o festival percorre todo município e zona rural de Curionópolis. É uma das nossas prioridades, resgatar a cultura para a comunidade”, explicou o prefeito Adonei Aguiar. Durante seu pronunciamento, o prefeito também antecipou um cronograma com uma série de obras que a comunidade receberá em comemoração ao aniversário de Serra Pelada.

Comidas típicas, brincadeiras, animação e belíssimas apresentações de quadrilhas juninas das escolas do município abrilhantaram as noites do último sábado (22) e domingo (23).

“É um orgulho pra mim ver meu filho participar. Eu acho muito importante a comunidade ter esse momento”, disse a dona de casa Ilde Silva.

Para o autônomo Gabriel Silva, o evento estava muito bonito. “O arraial traz alegria para juventude e para as pessoas de mais idade também, é importante não deixar acabar a tradição. O evento está nota 10!”, disse ele.

Crianças, jovens e adultos deram um show de criatividade e valorização do folclore, por meio de coreografias que destacaram os atrativos da região de Carajás. Os servidores das unidades escolares também não mediram esforços para oferecer o melhor para público.

A professora Marleuza Nascimento estava muito feliz com o desempenho da meninada. “É muito gratificante participar com nossos alunos para alegrar a comunidade. Moramos numa vila que é afastada de muitas coisas, então é importante a escola trazer essa cultura para os alunos”, expressou.

“Aqui não temos competição entre quadrilhas, mas o evento é uma ação cultural muito importante, uma vez que todas as escolas se envolvem e participam. E o que é mais legal, é o envolvimento das crianças em sala de aula ao estudar o tema: o que é a festa junina, o significado e a relação cultural que ela tem, principalmente porque vivemos em uma comunidade de agricultura familiar. E todos ganham, porque todos se envolvem”, contou Rosa.

Durante os dois dias de apresentações, oito quadrilhas compostas por alunos desde os primeiros anos da educação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizaram apresentações de coreografias. A Quadrilha Brilho Matuto, com participantes da própria comunidade fizeram uma apresentação muito animada.

Outros grupos também foram convidados para se apresentarem no palco de Serra Pelada: a Quadrilha da Escola Oziel Carneiro de Eldorado dos Carajás, a Quadrilha da Igreja Católica de Curionópolis e como encerramento a Quadrilha Explosão Caipira, de Curionópolis.

O evento contou com a presença do Prefeito Adonei Aguiar, a secretária de Educação Leda Viveiros, secretária de Assistência Social Wanessa Viana, sub prefeito do Serra Pelada Neguinho e vereador Aderbal da Padaria.

Comentários