Conselho de habitação se reuniu nesta quinta-feira (25/09) para eleger nova diretoria.

947

 

O Conselho do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, eleito na última Conferência de Habitação realizada em 05/09/14 e empossado em 17/09 pelo Prefeito Valmir Mariano para o biênio 2014/2016, se reuniu pela primeira vez em reunião ordinária, nesta quinta-feira (29/05/14), às 17:00 horas, nas dependências do Departamento de relações Comunitária – DRC. A Pauta principal foi a formação da mesa diretora do Conselho que conforme Regimento Interno é formada por Presidente, Vice Presidente e Secretária Geral.

Houve consenso e foi apresentada apenas uma chapa composta por 1 representante das Entidades Civis Sem Fins Lucrativos, 1 representante dos Movimentos Populares e 1 representante do governo municipal. Decidida por unanimidade, a nova mesa diretora do Conselho do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social ficou com a seguinte composição:

  • Presidente: Edvaldo Pereira da Silva
  • Vice Presidente: Maquivalda Aguiar Barros
  • Secretária Geral: Andreia Lima dos Santos

O Conselho é acompanhar as ações na área da habitação implementadas pelos governos e controladas pelo o município. Ele atua também na formulação de estratégias e no controle social através da participação da sociedade civil organizada na administração das políticas habitacionais.

O Conselho FMHIS é composto de forma paritária por 07 representantes da Sociedade Civil Organizada e 07 representantes da gestão municipal, sendo que: 06 são do executivo e 01 do legislativo.

O novo presidente Edvaldo Pereira da Silva agradeceu a votação recebida e disse que reconhece que são grandes os desafios que veem pela frente estabelecidos pela politica habitacional em Parauapebas. Ele citou como exemplo o momento atual de ocorrências de manifestações por sem tetos que protestam pela decisão judicial de reintegração de posse da área do Linhão no Bairro Tropical.

Mas o novo presidente do Conselho do FMHIS deixou claro que está confiante que esse Conselho eleito fará um trabalho significativo no acompanhamento dessas questões em conjunto com outras repartições públicas que estão ligadas diretamente nessas discursões, como a Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e apoio das Policias Civil e Militar se for necessário.

 

Texto e fotos: Eliane Andrade

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui