Com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos, bem como o aperfeiçoamento dos gestores escolares para atingir metas governamentais e ofertar ensino de qualidade que garanta o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove constantemente formações continuadas para que seus profissionais tenham condições de trabalhar em prol do aumento de 30% do Ideb, até 2017, que é a meta estabelecida pela gestão municipal.

Em decorrência disso, a Semed começou a realizar desde a última segunda-feira (4) e vai até amanhã, quinta-feira (7), formações continuadas para gestores e coordenadores da rede municipal. O aperfeiçoamento é realizado por intermédio da Escola de Formação Permanente do Magistério (Esfapem) e acontece no auditório da Semed. A Esfapem é uma entidade com sede em Sobral (CE) e que reúne a expertise educacional do município cearense que conquistou a melhor nota brasileira no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

Na segunda-feira pela manhã, formadoras da Esfapem e a diretora pedagógica da Semed, Maria Arnete Oliveira, juntamente com a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, foram recepcionadas pelo prefeito Valmir Mariano em seu Gabinete. Segundo o prefeito, a formação soma ao trabalho que atualmente é desenvolvido na rede. “Nossa educação só está acima da média do Pará, por exemplo, por causa dos investimentos maciços que fazemos na rede e, também, devido à maneira como o conhecimento é transmitido por nossos educadores; mas precisamos melhorar nossos índices ainda mais”, esclarece o gestor.

A diretora e formadora da Esfapem, Iracema Sampaio, disse estar feliz em compartilhar com os educadores de Parauapebas a experiência vivenciada em Sobral. “É uma honra poder compartilhar com vocês nossas experiências”, destacou Iracema.

BOAS PRÁTICAS

Para a secretária Leila Lobato, a troca de experiências e a assimilação das situações de sucesso são importantes no sentido de elevar os indicadores de qualidade da rede de ensino de Parauapebas. “É por isso que, nos vários índices que mensuram qualidade de vida, nosso município se destaca bastante no quesito educação. Procuramos nos manter atualizados com as boas práticas e trazê-las para a nossa realidade”, explica a titular da Semed.

A diretora Marivone Barros Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, afirma que a formação em andamento reforça as práticas cotidianas no ambiente escolar, uma vez que, na formação, estão sendo abordados temas como gestão permanente de aprendizagem, resultados e indicadores, liderança e gestão escolar, gestão de conflitos na escola, análise e acompanhamento de resultados na perspectiva da gestão municipal, reflexões sobre o modelo de superintendência escolar, acompanhamento da Semed às escolas da rede, formação continuada dos professores numa perspectiva de fortalecimento da ação pedagógica e sustentabilidade dos processos educacionais, além da troca de experiências.

“A iniciativa de trazer a Esfapem é muito louvável, pois é um reforço ainda maior para nós educadores. A partir desta formação percebo que temos que a cada dia consolidar ainda mais o nosso trabalho. Enquanto gestora está sendo gratificante participar; tenho certeza que colocaremos em prática todo o trabalho desenvolvido aqui”, disse Marivone.

Texto e Fotos: Luzandra Vilhena

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here