No período de 01 a 03 de maio a Associação LGBT Amigos Para Sempre, que atua há três anos no município com trabalhos de conscientização e prevenção, vai realizar o I Encontro de Ativismo e Liderança LGBT de Parauapebas.  A abertura do encontro acontecerá no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), a partir de 18h30 no dia 01 de maio e a programação será desenvolvida no dia 02 e 03 no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (antiga câmara), a partir das 8h00.

O evento visa buscar conscientizar e unificar lideranças ativistas dos Direitos Humanos LGBT para propor reflexões à sociedade, a formulação e aplicação de políticas públicas LGBT no âmbito municipal e fortalecer o combate a homofobia.

Representantes das secretarias municipais foram convidados, bem como lideranças comunitárias e a  representação da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil/ Parauapebas, que será um dos importantes parceiros do evento. O encontro contará também com a representação do governo estadual, através da parceria com a Gerência de Livre Orientação sexual, veiculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará, que estará realizando uma ação social com vários serviços ao público LGBT e comunidade em geral.

Serviços como a emissão de carteira de identidade, de certidão de nascimento, carteira profissional, e carteira social para travestis e transexuais, que assegura  direitos como educação e saúde, serão ofertados. Além desses serviços, testes de HIV/ AIDS e outros serão disponibilizados gratuitamente no dia 03 com a Caravana da Cidadania LGBT, na praça de eventos a partir das 8h30. Haverá também, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e a história do movimento LGBT no Pará. Para o psicólogo do movimento, José Luiz Castro, o encontro irá fortalecer o movimento LGBT da região. “Esse evento, com todas essas ações, garantirá ao público LGBT  de Parauapebas e região uma maior organização nas lutas para garantir diretos constitucionais e assim reivindicar políticas públicas às autoridades competentes”, enfatizou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here