Ação da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), resultou em encerramento de atividade e apreensão de equipamentos após ser identificada a existência de consultório oftalmológico clandestino nos fundos da igreja, localizado na zona rural, Palmares 1 e também no bairro Tropical.
Segundo informações do coordenador de vigilância sanitária, Marco Aurélio, após denúncia, foi apurado que as consultas eram realizadas por pessoa sem qualquer habilitação técnica, caracterizando exercício irregular de profissão, além de ter sido verificada a prática de venda casada (consultas e armações de óculos), causando lesões ao consumidor e riscos à saúde.
Marco Aurélio, conta que foi constatado ainda que os responsáveis pela clínica clandestina cobravam preços exorbitantes e superiores à média dos valores praticados por médicos oftalmologistas e óticas licenciadas.
“A diretriz da Vigilância Sanitária é o resguardo da saúde da coletividade Parauapebense, razão pela qual mantemos uma equipe interna para monitorar a existência de situações possivelmente causadoras de risco à saúde da população, como era o caso dessa clínica. Foi feito registro da ocorrência e os fiscais da Visa encerraram a atividade e apreenderam produtos e maquinários irregulares”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Michele Ferreira.