A transação estava sendo negociada desde 19 de dezembro de 2013. Pagamento foi feito em caixa no valor de R$ 305 milhões

 

A mineradora Vale informou nesta quarta-feira que concluiu a transação com a Cemig Geração e Transmissão para vender 49% de sua participação no projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte. A transação estava sendo negociada desde 19 de dezembro de 2013. Segundo a companhia, a aquisição foi feita pelo pagamento em caixa de um valor de aproximadamente 305 milhões de reais.

Após a obtenção das aprovações legais e o cumprimento de todas as condições precedentes à transação, a Vale transferiu a sua participação de 9% na Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção, operação e exploração de Belo Monte, para a sua subsidiária Aliança Norte Energia Participações (Aliança Norte). Na sequência, a Cemig GT adquiriu 49% das ações da Aliança Norte, correspondente a uma participação indireta de 4,41% na Norte Energia S.A.

“A participação indireta da Vale no capital da Norte Energia, agora reduzida a 4,59%, nos garante o direito de adquirir 9% da energia elétrica gerada pela usina, através de contrato de longo prazo firmado em 2012. Ao mesmo tempo, há a expectativa de redução, na mesma proporção, da prestação pela Vale das garantias associadas à estrutura de financiamento do projeto Belo Monte”, disse a mineradora em comunicado ao mercado.

Fonte: Revista Veja

Comentários