A partir desta segunda-feira, 15, a campanha de vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade. É importante destacar a relevância da vacinação contra a influenza, uma doença respiratória que pode levar a sintomas graves e até mesmo a óbito.
Os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana das 7h às 11h e das 13h às 16h. Já nas UBS da zona rural, o horário será conforme a programação de cada unidade.
Maria Angélica Araújo tem 53 anos e faz a imunização todos os anos. “Eu tenho comorbidades e preciso ficar atenta. Quando tem gente gripada perto de mim começo logo a usar máscara”, declara.
A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a influenza e suas complicações, como pneumonia e bronquite. Por isso, é importante que todos sejam imunizados, principalmente os integrantes dos grupos prioritários, como pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, entre outros.
“Vale lembrar que mesmo aqueles que já foram vacinados em campanhas anteriores devem se vacinar novamente, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a sua eficácia contra as novas cepas do vírus”, orienta o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.
Portanto, não deixe de comparecer à UBS mais próxima para se proteger e proteger sua família contra a influenza. A vacinação é a melhor forma de prevenção!