Portal Notícias de Parauapebas
Publicidade SEMSA

Unidades Básicas de Saúde realizam atividades que reforçam os cuidados com a Tuberculose

O dia 24 de março é considerado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em alusão a essa data tão importante a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica está realizando palestras educativas nas salas de espera de todas as Unidades Básicas de Saúde durante todo o mês de março. 

“O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, não parou em nenhum momento. Durante a pandemia tivemos sim que reinventar, reorganizar, rever todas as ações voltadas ao combate da doença. É importante que o paciente uma vez diagnosticado o mesmo deve fazer o tratamento regularmente, o risco de se interromper o tratamento é não obter a cura, o tratamento deve ser feito integralmente, pois, os riscos de adquirir bactérias resistentes, dessa forma dificultado o manejo clínico”, esclarece Lívia Torres, coordenadora do programa de tuberculose de Parauapebas.

O secretário Gilberto Laranjeiras chama atenção também com relação às pessoas com tuberculose estarem mais suscetíveis ao adoecimento por Covid-19 isso devido ao comprometimento das defesas imunológicas.

“Um dos sintomas da tuberculose é exatamente nos pulmões e a Covid afeta principalmente o órgão. Por isso é importante o cuidado e a prevenção de forma redobrada nesses casos. Em Parauapebas em 2020 foram notificados 109 novos casos e agora em 2021 já totalizam 13 que estão sendo acompanhados através das Unidades Básicas de Saúde, UBS, até a data de hoje. O amparo e apoio antes, durante e depois, desde o início do tratamento que dura em média seis meses, é realizado pelo município independente do cenário atual”, aponta Gilberto.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Sintomas:

·         Tosse persistente seca ou produtiva

·         Febre pela manhã

·         Perda de peso

·         Sudorese noturna.

Por isto, ao apresentar algum destes sintomas, procure um serviço de saúde para realizar exames para diagnóstico da tuberculose.

Comentários