Amazônia em foco está em sua última semana de inscrições. A chamada pública do Centro Cultural Vale Maranhão é destinada a artistas naturais ou residentes dos estados pertencentes à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Serão priorizadas na seleção propostas que utilizem a fotografia e o audiovisual em sua amplitude.
São aceitas propostas de mostras, seminários, programas educativos, bem como a produção e/ou finalização de obras fotográficas e audiovisuais, considerando, ainda, a intersecção entre outras linguagens artísticas (artes cênicas, música, literatura, cultura popular, outros tipos de artes visuais etc.).
A escolha pelo tema se deu pela percepção da importância histórica das duas linguagens artísticas na luta pela proteção do bioma. “O edital foi desenhado a partir do mapeamento das linguagens com as quais os artistas da Amazônia Legal estão produzindo. A fotografia e o audiovisual, em intersecção com as outras linguagens artísticas, têm sido muito bem explorados pela produção amazônica, de forma experimental, nova e descentrada. O edital é, assim, uma forma de dar impulso e subsídios para que a criação na região se aprofunde”,explica Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
Os projetos selecionados serão produzidos e exibidos no CCVM a partir do segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até sábado, 3 de junho. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do CCVM (ccv-ma.org.br).
Serviço
O quê: Lançamento do Edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco
Quando: até 3 de junho de 2023
Onde: Site do CCVM: www.ccv-ma.org.br
Informações: comunicacao@ccv-ma.org.br
Sobre o CCVM
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir com a democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região. Acesse http://institutoculturalvale.org/ para mais informações sobre a atuação do ICV.