A prefeitura de Tucuruí vem adotando diversas medidas  para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19). Além dos Decretos que determinam o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, até o dia 24 de maio de 2020, a aquisição dos medicamentos Azitromicina e Cloroquina, ao tratamento de pacientes acometidos pela doença, se tornou uma das metas do prefeito Artur Brito. 

“Sabemos das dificuldades que os municípios estão tendo para o fornecimento desses medicamentos, pois a demanda é muito grande, no entanto, mesmo diante desse contexto, conseguimos garantir ao município um número importante para atender os nosso pacientes com Covid-19”,comenta o prefeito Artur Brito.

Tucuruí aguarda a chegada de 30 mil comprimidos de Azitromicina, que serão distribuídos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Mercedes Barrosos e Terra Prometida. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foi solicitado ainda, 27 mil Kits para o tratamento da doença e 4 mil comprimidos de Cloroquina já foram enviados a UPA e às UBS.

Neste sábado (16) a prefeitura iniciou a distribuição das 100 mil máscaras, produzidas no município, para atender a população. A entrega ocorreu nas barreiras sanitárias, implantadas nas entradas da cidade,  em três escolas municipais, que se tornaram abrigos improvisados, às famílias vítimas das enchentes provocadas pelo aumento do nível do rio Tocantins e nos bairros do Getat e Beira Rio.

“Além de garantirmos as máscaras aos moradores e profissionais da saúde e segurança, tornamos possível o aumento de rendas das famílias que estão desempregadas neste período de pandemia. Priorizamos a produção local, para beneficiar as costureiras e a população”, disse Artur Bito.

O número de casos de Coronavírus (Covid-19) no município aumentou drasticamente. No último boletim epidemiológico, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, nesta sexta-feira (15), o município contabiliza um total de 157 casos, sendo 25 confirmados pelo Laboratório Central do Pará (Lacen), 130 por testes rápidos e 2 casos confirmados e tratados fora do município. O número de óbitos também subiu, até o momento são  19 e 9 pacientes já estão recuperados.

Comentários